Página inicial > Últimas Notícias > IFPA recebe indicação de jovens e futuras cientistas para representar o Instituto no 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 17h30
  • Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 17h30

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará (PROPPG/IFPA) convida servidores/as e discentes a participarem da CHAMADA INTERNA Nº 11/2022/PROPPG referente à seleção interna de indicações institucionais para representar o IFPA na categoria Meninas na Ciência do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para a inscrição das candidatas será necessário o envio, até 14/10/2022, da documentação solicitada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Podem ser indicadas jovens e futuras cientistas estudantes do Ensino Médio e Graduação, cujas pesquisas de iniciação científica, desenvolvidas com a participação de um(a) orientador(a), demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações devem ser feitas dentro das três grandes áreas de conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Serão concedidos três prêmios para estudantes do Ensino Médio, e outros três prêmios para estudantes da Graduação (neste caso, indicadas dentro de cada uma das três grandes áreas), totalizando seis premiadas. A premiação incentiva a participação de mulheres e meninas negras, transgêneras e transexuais.

Além de placa da premiação e diploma, as candidatas vencedoras do prêmio receberão um ano de mentoria com um(a) pesquisador(a) e um voucher de passagem aérea nacional e hospedagem para participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (no caso de menos de 18 anos, terão direito a ser acompanhadas pelo/a responsável legal com despesas de hospedagem e transporte pagas pela SBPC). O anúncio das premiadas será feito até o dia 20 de janeiro de 2023 pela SBPC e a cerimônia de outorga do prêmio ocorrerá em 10 de fevereiro de 2023, na Universidade de São Paulo (USP).

Confira a Chamada Interna 11/2022 e faça sua indicação!