Página inicial > Últimas Notícias > Jogos dos Institutos Federais contribuem para a formação e o desenvolvimento dos estudantes

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 21h01
  • Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 13h50

Promover o intercâmbio esportivo, social e cultural entre os estudantes e fomentar a prática esportiva e a valorização do trabalho dos professores de Educação Física, esse é o objetivo dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), cuja Etapa Estadual 2022 aconteceu de 17 a 21 de setembro, em Marabá. A edição foi a maior já realizada, visto que contou com 850 alunos inscritos, dos 16 campi Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí, Marabá Industrial e Marabá Rural.

Essa edição do JIFs contou com 11 modalidades esportivas, os estudantes puderam escolher entre Atletismo, Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Vôlei de Praia, Voleibol, Tênis de Mesa e Xadrez. Elizabeth Carvalho, estudante do Curso de Design de Interiores, do Campus Belém, optou pela Natação, pois já treina há seis anos, e fala sobre a importância do esporte em sua vida. “O esporte, primeiramente, é minha saúde, mas além disso, minha saúde não só física como mental. A natação é muito importante pra mim, às vezes eu não tô num dia legal, mas se eu tenho um tempo pra nadar, nem que seja uma hora por dia, tá valendo e é um momento que eu tiro pra esfriar a cabeça, pensar em alguma outra coisa e é muito importante”, conta Elizabeth.

Para Márcio Milhomens, aluno do Curso de Tecnologia da Informação, Campus Marabá Industrial, o esporte contribui para o desenvolvimento do controle emocional. “O esporte tem vários benefícios, tanto físicos quanto mentais, aprender a controlar as emoções. No nosso jogo a gente teve momentos bons e momentos ruins, nesses momentos ruins teve muita gente que ficou zangada, estressada e sempre é bom manter isso em autocontrole. Alguns integrantes no nosso time tiveram muito problema no início, para controlar as emoções e agora eles conseguiram perfeitamente”, explica o discente.

O estudante também falou sobre a experiência de fazer parte do campus anfitrião do JIFs 2022. “É uma coisa muito legal, eu entrei no IF esse ano, eu sou de 2022, eu não conheço muito como foram os outros JIFs, mas pra mim isso tá sendo uma coisa muito feliz, a galera se esforçando, todo mundo muito animado com os jogos, todo mundo muito interessado, meio que aumentou o astral do pessoal do IF, é uma coisa muito boa pra todo mundo”, contou.

Ramon Gomes, aluno do curso de Agropecuária do Campus Marabá Rural, foi goleiro na modalidade Futsal e conta que o esporte é sua diversão desde que tem nove anos de idade. “Para mim o JIFs é muito importante por conta que o esporte é extremamente necessário na vida de uma pessoa, tanto estudante como profissional, e através do esporte aprendemos muitas coisas, como espírito esportivo, que tem como base respeito e competitividade, além da oportunidade de conhecer outros estudantes de IF's que literalmente são extremamente habilidosos e se dedicam ao máximo para representar seu Campus”, destaca o aluno.

A professora do Campus Conceição do Araguaia, Adrieny Bernardo, enfatizou a importância do esporte e do JIFs na formação dos alunos. “A educação física, o esporte, é um instrumento crítico, recreativo, de lazer, que transforma a vida dos nossos alunos através das vivências, através do companheirismo, da interação. O JIFs é o maior evento esportivo atual do IFPA, com isso, ele proporciona uma interação entre os campi, a questão da cooperatividade, da interação entre docentes, servidores, ele transforma, tem os momentos de lazer, e tudo isso é proporcionado através do esporte”, disse a docente.

Os campi Marabá Industrial e Marabá Rural foram os anfitriões desse JIFs, que também contou com uma parceria com as secretarias de Esporte e Lazer e de Saúde da Prefeitura de Marabá, e com o auxílio do 5° Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, do Hospital de Guarnição de Marabá, da Faculdade de Carajás e da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), para que os alunos tivessem atendimento médico caso fosse necessário.

A próxima fase é a Etapa Nacional, que será realizada no Campus São José do Rio Preto, do Instituto Federal de São Paulo. O evento acontece de 28 de novembro a 02 de dezembro e vai reunir todos os vencedores da Etapa Estadual.

Baixe as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/160hqtMP76kctX-8Plm5RJRgXYS5SWwiq?usp=sharing

Acesse aqui o Boletim Final dos Jogos com Resultados