Página inicial > Últimas Notícias > IFPA de Vigia inaugura Ecoponto para coleta de lixo eletrônico

IFPA de Vigia inaugura Ecoponto para coleta de lixo eletrônico

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 18h02
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 18h03

O Campus Avançado Vigia do Instituto Federal do Pará (IFPA) inaugurou um Ecoponto para descarte de resíduos eletrônicos. Trata-se de um ponto de coleta disponível para a comunidade interna e externa do Instituto, que receberá os resíduos e os encaminhará para a reciclagem, dando o destino correto para materiais que muitas vezes são descartados em locais inadequados, causando poluição e contaminação. Inaugurado no dia 25 de outubro, durante a V Semana Científica e Integradora do CAV, esse é o primeiro Ecoponto de resíduos eletrônicos no IFPA.

O projeto surgiu devido à ausência de ponto de descarte de resíduos eletrônicos no município de Vigia. “Diante da importante atuação que o IFPA tem no município e região, entendemos ser o nosso papel auxiliar para a correta gestão de resíduos. A partir dessa necessidade, fomos em busca de parcerias que pudessem nos auxiliar na coleta e logística dos resíduos eletrônicos. Desta forma, realizamos uma parceria com o Instituo Alachaster que atua em projetos de sustentabilidade no município de Belém”, conta a presidente da Comissão Local de Meio Ambiente, Jéssica Gonella.

A presidente da Comissão Local também destaca a importância do Ecoponto. “Os produtos eletrônicos contêm diversas substâncias tóxicas e metais pesados como cromo, mercúrio e cádmio, que se descartados em locais inadequados, podem contaminar o solo, lençóis freáticos e diversos seres vivos. Além disso, esses resíduos causam danos à saúde das pessoas, como alterações nas funções pulmonares, além de danos à função da tireoide, aumento do risco de doenças crônicas, entre outras”, explica.

A intenção é que outros campi também tenham Ecopontos. “A partir da iniciativa de instalação do Ecoponto para recolhimento de resíduos eletrônicos da Comissão Local de Meio Ambiente do Campus Avançado Vigia, a ideia é que as diferentes unidades do IFPA possam replicar esta ação, a fim de evitar maiores danos ao meio ambiente. Boas práticas de gestão não dependem somente da aquisição de novos equipamentos, mas também do descarte correto de itens que não são mais utilizados”, explica a presidente da Comissão Central, Luciana Leal.

A Comissão atua segundo os objetivos traçados no Plano de Ação e Metas (PAM) e no Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFPA. O objetivo é promover a conscientização sustentável nos estudantes e em toda a comunidade, através de práticas educativas para a sustentabilidade. A Comissão realiza diversas ações como eventos, palestras, distribuição de canecas, garrafinhas e sacolas sustentáveis, objetivando incentivar os estudantes a desenvolverem práticas que levem a uma economia mais circular e regenerativa.

Cada unidade administrativa do IFPA deve ter uma Comissão Local de Meio Ambiente. Há, ainda, a Comissão Central, que funciona na Reitoria do Instituto. A Comissão Central de Meio Ambiente do IFPA tem caráter permanente e objetiva promover padrões, ações e programas, visando a sustentabilidade do IFPA observadas nas legislações federais, estaduais e municipais pertinentes. Atua também na elaboração, monitoramento, avaliação e revisão do Plano de Logística Sustentável (PLS), um documento norteador de todas as ações ligadas a gestão e sustentabilidade da instituição até 2023.