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Setec atualiza Plafor e institui Plataforma Digital de Formação Continuada

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 17h48
  • Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 17h48
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A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) publicou uma Portaria que atualiza o Plano de Formação Continuada dos Profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor) e institui a Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEDU), uma ferramenta de acesso a cursos MOOC (on-line, abertos e massivos). O objetivo é promover o desenvolvimento e a valorização das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), com o suporte da PlaforEDU.

A PlaforEDU é um espaço virtual que disponibiliza aos servidores públicos capacitações organizadas por itinerários e trilhas formativas. Idealizada com o apoio da Rede Federal de EPCT, para atender às diversas demandas formativas dos servidores, a plataforma reúne diversos cursos online abertos (Cursos Mooc), ofertados por diversas instituições de ensino que dão suporte ao desenvolvimento das competências recomendadas para um setor público de alto desempenho.

Na Plataforma, é possível buscar as competências associadas ao perfil profissional, a partir de uma busca simples, e ter acesso a todos os cursos relacionados àquelas competências. Os cursos são ofertados por meio dos Itinerários Formativos “Iniciação ao serviço público”, “Técnico-Administrativo em Educação”, “Docente”, “Gerencial” e “Preparação para Aposentadoria”. Para conhecer e utilizar a Plataforma Digital de Formação Continuada, basta acessar https://plaforedu.mec.gov.br/

O Plafor tem como finalidade promover a formação continuada dos profissionais, fomentar ações de desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento para o aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação na Educação Profissional e Tecnológica, promover ações de desenvolvimento com foco na preparação para atuar em funções de planejamento, de gestão e de liderança, otimizar gastos com capacitação e qualificação dos profissionais e articular e promover estudos e missões de capacitação no exterior, dentre outras.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

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