Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Edital seleciona projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Edital seleciona projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0

  • Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 18h56
  • Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 17h53
imagem sem descrição.

 

Está aberto o Edital de Chamamento Público visando a seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão e destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Os projetos selecionados serão contemplados com recursos financeiros de até R$ 160.000,00, na forma de insumos e bolsas de pesquisa.

Qualquer servidor que pertença ao quadro funcional da Rede Federal pode se inscrever. A apresentação de propostas de projeto deve ser feita até o dia 20 de janeiro de 2023, exclusivamente por meio da plataforma de submissão de propostas, disponível em https://www.linhares.ifes.edu.br/selecao/. São documentos obrigatórios para a apresentação da proposta: o Ofício de apoio do dirigente do campus ou da unidade de ensino a que está vinculado o professor orientador, o Plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o Plano de Negócio e o Currículo lattes do coordenador do projeto.

O processo de seleção dos projetos será composto por três etapas, a primeira é a análise documental, a segunda fase é a avaliação dos projetos, a ser realizada pela banca de especialistas ad hoc e, por fim, a terceira etapa consiste na validação do plano de negócios e detalhamento do plano de trabalho, que será realizada com o apoio do Sebrae.

O Empreendedorismo Inovador ao qual se refere o edital, consiste no processo de criação de negócios com foco no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas (produto, processo, serviço ou modelo de negócio), a partir de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Já a Economia 4.0 é definida pela transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, no desenvolvimento e na difusão das tecnologias digitais habilitadoras/transversais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente agricultura, indústria e serviços.

O Edital é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio técnico e operacional do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No Instituto Federal do Pará (IFPA), a execução do Edital é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG).

Clique aqui e confira o Edital.

Prorrogação de submissão de propostas até 20/1/2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página