Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFPA participa da posse de ministros de Lula e Alckmin

Reitor do IFPA participa da posse de ministros de Lula e Alckmin

• Publicado: Terça, 03 de Janeiro de 2023, 19h57
  • Última atualização em Terça, 03 de Janeiro de 2023, 20h32

O reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA) Claudio Alex Jorge da Rocha participou das solenidades de transmissão de cargo do Ministério da Educação (MEC) a Camilo Santana e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a Luciana Santos, realizadas em Brasília (DF), na segunda-feira, 2 de janeiro. Os novos ministros foram empossados no domingo, 1º, e assumiram as pastas oficialmente na segunda-feira. As duas pastas são essenciais para a gestão vigente e futura do IF.

O cearense Camilo Santana comprometeu-se a resgatar a educação do Brasil e dar especial atenção ao ensino fundamental. No início do discurso, ele homenageou Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma referência na área de alfabetização do país, que morreu dia 1º, aos 90 anos.

A equipe do MEC conta com outros nomes do Ceará, como a nova secretária-executiva da Educação, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará, e Fernanda Pacopahyba, ex-secretária de Fazenda do Ceará e que comandará o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O MCTI terá, pela primeira vez, uma mulher na liderança. Luciana Santos agradeceu a colaboração do ex-ministro Paulo Alvim na transição. Enalteceu o legado de diversos ex-ministros e assumiu o compromisso de lutar para transformar a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em pilares de desenvolvimento nacional. “Trabalharemos pelo desbloqueio integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e lançaremos nova estratégia nacional de C&T”, disse a nova ministra.

A pernambucana afirmou que a vida só tem sentido quando se luta por uma perspectiva coletiva. Ela acredita que o fato dela ser a primeira mulher a assumir a pasta poderá servir de inspiração a muitas outras. Parafraseando o poeta Gonzaguinha, disse que é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho, mesmo quando a gente pensa estar.  E convocou a todos a agir em prol dos mesmos objetivos.

Além de prestigiar e cumprimentar os novos ministros, o reitor do IFPA, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), teve a oportunidade de dialogar com a ministra Marina Silva, reforçando a visão de que a preservação ambiental perpassa pelo âmbito da ciência e tecnologia, sendo os institutos essenciais para garantir a difusão e produção de conhecimento.

O reitor do IFPA, acompanhado pelos integrantes da diretoria executiva que assumirá o Conif em fevereiro, participou de uma reunião com a secretária executiva do MEC, Izolda Cela. Ele acredita que ocorrerá a retomada do protagonismo das Instituições Federais de Ensino, a reconstrução das políticas públicas para o restabelecimento de um orçamento mais justo para a Educação, Ciência e Tecnologia e, por fim,  o retorno da Ciência e Tecnologia como pauta prioritária do governo de Lula e Alckmin.

Ainda na data de ontem foi realizada reunião com a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, para apresentação da Rede Federal e das demandas das instituições, com a participação de: Claudio Alex da Rocha (Presidente do Conif), Maria Leopoldina Veras (Vice-presidente), Deborah Santesso (Vice-presidente), Rafael Almada (conselheiro), Oneida Cristina (conselheira), Jefferson Manhães (conselheiro), bem como da assessora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres.

Na foto: Claudio Alex, Deborah Santesso (IFTM), Jefferson Manhães (IFF), Oneida Cristina (IFG), Fernanda Figueiredo Torres (Conif), Rafael Almada (IFRJ) e Leopoldina Veras (IF Sertão Pernambucano).