Página inicial > Últimas Notícias > IFPA reúne com representantes do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

• Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 20h15
  • Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2023, 20h16

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, reuniu-se hoje com o Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Emmanuel Tourinho, e com a diretora executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva. O objetivo desta reunião foi apresentar o Grupo e as possibilidades de adesão dos Institutos Federais, de forma a promover, facilitar, aprimorar e ampliar as oportunidades de internacionalização para os estudantes.

O GCUB é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por instituições brasileiras de Educação Superior. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

“Na medida em que a gente amplia esses horizontes, permite com que possamos ter relações com mais parceiros, com mais universidades e instituições parceiras em todos os cinco continentes, uma vez que o GCUB mantém essa parceria com diversas centenas de universidades no mundo. As possibilidades são inúmeras, então a gente vê com muito bons olhos essa oportunidade. A partir desses programas é possível que os estudantes brasileiros e estrangeiros tenham oportunidade de aprimorar os seus estudos, compartilhar valores e visões de diversas culturas, promovendo a mobilidade acadêmica, que é tão importante para formação cidadã dos nossos estudantes”, destaca o Reitor Claudio Alex.