Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Cursos EAD: IFPA abre inscrição para novas turmas de Inglês e de Espanhol
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos EAD: IFPA abre inscrição para novas turmas de Inglês e de Espanhol

  • Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 19h55
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 20h48
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio do seu Centro de Tecnologias em Educação a Distância (CTEAD), está com inscrições abertas para novas turmas dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Inglês e em Espanhol, todos na modalidade a distância (EAD). Os cursos, com carga horária de 180h, são totalmente on-line e gratuitos, ou seja, sem cobrança de taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou de material didático para a realização dos cursos. Os cursos serão realizados totalmente on-line, o que significa que não há restrições geográficas para cursá-los.

Esse ano, a novidade é a oferta também do nível Independente B1, tanto para Inglês quanto para Espanhol. No total, são 700 vagas, distribuídas entre os diferentes níveis em cada língua. Assim, para a língua inglesa são 250 vagas o nível Iniciante A1; 50 para Iniciante A2; e 50 para Inglês Independente B1. Da mesma forma, para língua espanhola: 250 vagas o nível Iniciante A1; 50 para Iniciante A2; e 50 para Inglês Independente B1.

Para se candidatar ao nível Iniciante A1, tanto em Inglês como em Espanhol, o único pré-requisito é ter o Ensino Fundamental completo. No entanto, de acordo com o edital, para os cursos dos níveis A2 e B1, é necessário também que o candidato comprove, por certificado, declaração ou histórico, que concluiu os níveis anteriores.

 Alunos que completaram esses níveis pelo IFPA, podem conseguir seus históricos escolares por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA/IFPA (https://sigaa.ifpa.edu.br/), entrando pela opção “Entrar com GOV.BR” (serviço do Governo Federal). Outra forma de comprovação de aptidão é realizar o questionário de nivelamento disponibilizado na página de inscrições para a seleção (https://prosel.ifpa.edu.br/chamada-publica-fic-ead-ingles-e-espanhol).

Inscrições

As inscrições serão on-line, no período de 30 a 31 de janeiro, até às 23h59, mas podem ser encerradas antes, caso seja atingido o limite de inscrições estabelecido em edital. Para se inscrever, é preciso escolher apenas um dos cursos e preencher o formulário eletrônico disponível no endereço https://prosel.ifpa.edu.br/chamada-publica-fic-ead-ingles-e-espanhol. O candidato deve ter o Ensino Fundamental completo, CPF, e-mail válido, infraestrutura tecnológica própria e não ter vínculo de matrícula ativa, inclusive matrícula trancada, em cursos de FIC, de mesmo nível de ensino, seja na modalidade presencial ou a distância.

Seleção

A seleção da chamada pública será feita com base na ordem de inscrição dos candidatos, de acordo com a data e a hora registradas eletronicamente pelo sistema de inscrição. Também será levada em consideração a análise dos documentos enviados no ato da inscrição. Serão aprovados os candidatos até o número de vagas ofertadas, que cumprirem as exigências do edital. Os candidatos classificados para além do número de vagas ofertadas vão compor a lista de espera. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 08 de fevereiro e as aulas iniciem em 27 de fevereiro.

Teste de proficiência

Os interessados em fazer o nível A2 ou B1 que não possuem comprovantes dos níveis A1 ou A2 deverão fazer o teste de proficiência por meio do link: https://ctead.ifpa.edu.br/proficiencia/ no período de 26 a 31 de janeiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página