Página inicial > Últimas Notícias > Evento Meninas na Ciência está com inscrições abertas

Evento Meninas na Ciência está com inscrições abertas

• Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 14h31
  • Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 14h31

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG) do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza mais uma edição do “Meninas na Ciência”, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro. Com palestras, apresentações de trabalhos, mesas redondas e premiação, a programação será presencial e ocorrerá no Campus Belém. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente, até o dia 07 de fevereiro, no site do evento: https://www.even3.com.br/iv-jornada-meninas-na-ciencia.

O Meninas da Ciência é destinado a meninas cientistas que atuam em projetos de pesquisa com atividades de ciência, tecnologia e inovação na instituição. O principal objetivo é aproximar as meninas pesquisadoras ao papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação. Trata-se de uma proposta à formação de um ideário mais plural de ciência, tecnologia e inovação, abrindo horizontes às meninas pesquisadoras dos mais diversos campi do IFPA e contribuindo com novas propostas de imersão em atividades inovadoras de ensino, pesquisa e extensão.

O evento também contribui para a consolidação das atividades científicas previstas na Chamada Interna n. 03/2022 – Meninas na Ciência, que concedeu 18 bolsas de iniciação científica a meninas pesquisadoras do IFPA, a fim de atender projetos de pesquisa que incentivaram e fortaleceram o papel fundamental que as meninas puderam desempenhar nas áreas estratégicas de pesquisas científicas.

Tanto o evento, quanto as atividades que vêm sendo desenvolvidas, estão em consonância com a Resolução A/RES/70/212 das Nações Unidas, de 22 de dezembro de 2015, que visa dar acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia. Com esta finalidade, foi instituído o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro, que tem como foco central a realização de atividades educativas e de sensibilização para a desigualdade de gênero que permeia todos os campos da sociedade.

Além disso, o Meninas da Ciência também atende à necessidade de uma ação institucional prevista na Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada anualmente, no mês de março, em todas as instituições públicas e privadas de ensino da educação básica.