Página inicial > Últimas Notícias > Aberta seleção para capacitação de professores de Inglês dos Institutos Federais

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 05h29
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 05h30

Professores da área de língua inglesa que atuam nos Institutos Federais podem participar de chamada pública para programa de capacitação nos Estados Unidos. A chamada é realizada em parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro.

O Programa Setec-Capes/Nova atenderá até 152 professores, que serão selecionados em duas etapas, com realização dos cursos prevista para o período de janeiro a março de 2016 e para o período de julho a agosto de 2016. A capacitação terá duração de até oito semanas nas instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos, onde os docentes irão fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer novas práticas pedagógicas e compartilhar de experiências do ensino de inglês.

A capacitação também vai estimular o uso de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada de professores e o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula, além de estimular parcerias para futuros intercâmbios.

Como contrapartida pela participação no Programa, os candidatos selecionados deverão desenvolver plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação, em sua instituição de origem ou em outras escolas das redes públicas, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Requisitos - Para se candidatar ao Programa Setec-Capes/Nova, o docente deve ser professor de inglês em efetivo exercício na Rede Federal de EPCT (Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais ou no Colégio Pedro II), possuir nacionalidade brasileira, ter obtido nota mínima no teste de proficiência em língua inglesa - TOEFL e não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

O Extrato da Chamada foi publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro.

Acesse a Chamada Pública na íntegra e o Formulário Eletrônico para inscrição.