Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA: Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica realiza evento multicampi
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA: Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica realiza evento multicampi

  • Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 18h34
  • Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 18h35
imagem sem descrição.

 

Com o tema “Pelos caminhos da inovação: Pós-graduação e propriedade intelectual no fortalecimento da formação profissional”, o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) realizou o evento multicampi no dia 26 de abril. Uma ação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg) do Instituto Federal do Pará (IFPA) em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. O evento ocorreu simultaneamente na Reitoria, com transmissão pelas redes sociais, e presencial em 16 campi do IFPA: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Rural de Marabá, Óbidos, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia. O objetivo foi a promoção da cultura de inovação com foco em sua importância para a instituição.

“Os impactos na carreira profissional dos discentes nos mestrados profissionais do IFPA” foi o tema debatido pela mesa de abertura mediada pela professora e chefe do NITT, Keila Mourão, em uma transmissão ao vivo. Os convidados para dialogar sobre o assunto foram o professor coordenador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), Dr. Fábio Estumano; a servidora do IFPA e agente de inovação egressa do mestrado Profinit,  Simone Coutinho, que é advogada e bibliotecária; e o egresso do mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares ofertado pelo IFPA campus Castanhal, o servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Estado Pará, Patrick Passos.

Além de demonstrar que a inovação é transversal ao ensino, a pesquisa e a extensão, o tema do evento revela como ocorre a verticalização do ensino no IFPA.  “A mesa de abertura trouxe para a transmissão ao vivo mais de 440 participantes, de acordo com as visualizações na plataforma e um total de 1.101 inscritos na plataforma Even3. Nos campi, contou com participação de servidores, discentes e convidados de outras instituições de ciências e tecnologia”, avaliou Keila Mourão.

A agente de inovação (AI) do IFPA campus Rural de Marabá, professora Suzeny Rechene, explica que lá optaram por trabalhar o tema “Patrimônio Genético” por ter tudo a ver com a vocação dos cursos ofertados. “Queremos estimular o debate com toda a comunidade acadêmica. Este evento em comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual promovido pelo IFPA é uma grande oportunidade para ampliar e aprofundarmos o debate sobre PI. Nosso país é muito rico e tem um potencial enorme para PI, sem deixar de mencionar a nossa região amazônica”, avalia.

Rechene afirma que foi grande a participação dos professores no evento e isto os deixou felizes. “Eles são importantes parceiros para o debate sobre propriedade intelectual. Nós iremos realizar mais palestras de forma presencial no Campus sobre o tema. Nós esperamos despertar a curiosidade da comunidade acadêmica em torno da PI e colher todos os frutos que os conhecimentos sobre propriedade intelectual possam proporcionar como novas pesquisas, eventos, registros, etc”, conclui.

Ao longo do dia, os agentes de inovação dos campi desenvolveram diversas atividades: palestras, minicursos e oficinas. O evento também aconteceu em dias diferentes em alguns campi, nos dias 25, 28 e 29 de abril.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página