Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Itaituba oferta 120 vagas em três especializações

IFPA Itaituba oferta 120 vagas em três especializações

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 14h19
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 14h20

O Campus Itaituba do Instituto Federal do Pará (IFPA) vai selecionar estudantes para três pós-graduações na modalidade Lato Sensu. São 40 vagas para o curso de especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 40 vagas para a especialização em Educação Especial e Inclusiva e 40 vagas para a especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é destinado a graduados em qualquer área do conhecimento. A especialização em Educação Especial e Inclusiva tem como público-alvo principal os trabalhadores em Educação, preferencialmente docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual e Municipal da Região de Integração (RI) do Tapajós e área de abrangência do Campus Itaituba que tenham curso superior completo, em especial os de Licenciatura. Já a especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica é destinada aos profissionais portadores de diploma de graduação para o exercício do ofício docente nos cursos de Educação Profissional da Educação Básica e/ou em outras modalidades da educação;

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line, via plataforma Google Forms, através do preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico https://prosel.ifpa.edu.br/. Além do preenchimento do formulário de inscrição, é necessário fazer upload das documentações descritas em edital. O período de inscrição, do envio do currículo e da carta de intenções é de 23 de junho a 21 de julho.

Os cursos

O curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável busca promover a formação de profissionais para atuar no mercado, com conhecimento estratégico, capazes de compreender o meio ambiente sob uma perspectiva sistêmica e integrada, que possam atuar de forma crítica e reflexiva na identificação e controle dos impactos socioambientais das atividades produtivas, na gestão sustentável de empreendimentos e auxiliar na elaboração e implementação de políticas públicas, na manutenção da qualidade ecológica e ambiental dos ecossistemas.

O curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva busca formar profissionais, desenvolvendo habilidades e competências para atuar com a promoção da inclusão sociocultural e étnico-racial, considerando as políticas educacionais que amparam o direito de aprendizagem aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Curso de Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica busca habilitar profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis, licenciados e tecnólogos) para o exercício do ofício docente nos cursos de Educação Profissional da Educação Básica e/ou em outras modalidades da educação.

A especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a especialização em Educação Especial e Inclusiva têm duração de 390 (trezentos e noventa) horas, sendo 360 (trezentos e sessenta) horas de dedicação às disciplinas e 30 (trinta) horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pós-graduação em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem a duração de 420 horas, sendo 360 horas de dedicação às disciplinas e 60 (sessenta) horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

Saiba mais: