Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Rural de Marabá lança e-book sobre enfermidades de aves

IFPA Campus Rural de Marabá lança e-book sobre enfermidades de aves

• Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 20h03
  • Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 20h05

A equipe do projeto de pesquisa, desenvolvimento e extensão: “Manejo sanitário de frangos caipiras em sistemas de produção da agricultura familiar” elaborou o e-book Enfermidades de frangos e galinhas criados em sistema caipira.

O material, lançado durante a IX Feira Agrocultural e VI FETEC do IFPA Campus Rural de Marabá (IFPA CRMB), tem como objetivo fornecer aos produtores rurais, profissionais de campo e alunos de cursos das ciências agrárias informação acessível, simples e didática que possa auxiliar na identificação através dos sinais clínicos e, principalmente na prevenção e controle de enfermidades que eventualmente ocorram nas propriedades.

São 10 enfermidades principais que foram coletadas através de entrevistas com produtores rurais da agricultura familiar por meio do projeto mencionado, o qual fez parte do Acordo de Parceria com envolvimento de recurso financeiro entre VALE S.A, IFPA e FADESP.

Além das informações sobre as doenças, existem registros da produção de aves em sistema caipira na agricultura familiar de Marabá, estado do Pará, em especial, os sistemas adotados pelo IFPA Campus Rural de Marabá, pela Escola Família Agrícola de Marabá (EFA) e por propriedades rurais de assentamentos da região.

Os autores (Danillo Henrique, Cláudio Santana, Joana Sousa, Amanda Alcântara, Euzilane Oliveira, Kaline Paz, Mirian Santos, Poliana Aquino e Romulo Oliveira), esperam que o e-book possa servir como uma das opções disponíveis ao público alvo para contribuir com um manejo sanitário sustentável, que vise o bem-estar e a saúde animal das aves oriundas de propriedades com sistema de criação caipira em Marabá e região.

Acesse o e-book aqui!