Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão do IFPA é destaque em Feira Internacional de Turismo na Amazônia

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 18h31

Projeto de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém, denominado III Encontro Paraense de Guias de Turismo”, promoveu diálogos sobre os desafios da profissão e o mercado de guia de turismo na região. O encontro, realizado em formato de congresso, fez parte da programação da 11ª Feira Internacional de Turismo na Amazônia (Fita). A feira foi realizada no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - no Hangar, realizada entre os dias 15 e 18 de junho.

Contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Pará (Singtur/PA), a Pró-reitoria de Extensão do IFPA e a Coordenação de Guia de Turismo do IFPA/Campus Belém, para reunir o maior número de guias de turismo paraense. Tratou-se da hospitalidade, o aprimoramento das habilidades e competências dos guias de turismo, experiências exitosas e reflexão sobre as ações necessárias para fortalecimento da categoria. O congresso ocorreu nos dias 16 e 17 de junho com a participação de estudantes, professores, profissionais, empreendedores e empresários do setor.

No primeiro dia, os diálogos foram sobre “A importância e obrigatoriedade do Cadastur para o trade turístico”; “O papel das instituições de ensino na formação qualificada dos profissionais de turismo”; “O anfitrião do turismo- relatos e experiências no dia a dia do profissional guia de turismo” e a mesa “A relação entre agências de turismo e guias de turismo para atingir a excelência na prestação de serviços ao turista”.

E no segundo dia, debateu-se sobre diversos temas do mundo do trabalho dos guias de turismo: “A legalidade na contratação do guia de turismo”; “A mulher guia de turismo- vivências e desafios na rotina da profissional” e “Projetos liderados por guias de turismo que dão visibilidade a roteiros turísticos e espaços culturais”. Apresentou quatro relatos de experiência sobre o dia a dia do profissional guia de turismo.

O coordenador geral do projeto, o professor do IFPA Bernardo Costa, avalia que “o III Encontro Paraense de Guias de Turismo” foi um sucesso pela contribuição à visibilidade e fortalecimento da categoria, além de proporcionar um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências. “Acredito que eventos como esse são fundamentais para impulsionar o turismo local e consolidar o Pará como um destino turístico viável, com profissionais qualificados para receber turistas de qualquer lugar do Brasil e do mundo”, avaliou.