Página inicial > Últimas Notícias > O Reitor do Instituto Federal do Pará , Cláudio Alex da Rocha, e o Reitor da Universidad de Alicante, Manuel Palomar, concordaram em aumentar as formas de colaboração entre as duas instituições de ensino.

• Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 01h03
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2015, 02h23

O principal objetivo da Missão à Alicante é o incremento do ACORDO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO BILATERAL entre Universidade de Alicante e o Instituto Federal do Pará, estendendo o alcance desse convênio de cooperação aos demais campi do IFPA. O Acordo permite a aproximação entre grupos de pesquisa das Instituições e a articulação para elaboração de plano de curso de doutorado na área de Desenvolvimento Rural, com dupla titulação (IFPA e Universidad de Alicante). Além disso, ampliar a colaboração no desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação em outras áreas, como "Água e Desenvolvimento Sustentável" e "Inovação e Formação Didática", aumentando a mobilidade internacional de nossos professores e alunos.

O Instituto (IFPA) e a Universidad de Alicante concordaram, na segunda-feira dia 02 de novembro de 2015, em estreitar a colaboração entre as duas instituições através da assinatura desse acordo de cooperação. Um acordo alcançado graças a visita do Reitor IFPA à Universidade de Alicante durante abertura do "X Curso de Cooperativismo, Desarrollo Rural e Medio Ambiente”, com realização até o dia 05 de novembro. As conferências tratavam sobre os seguintes temas:

1. Adebaro dos Reis.Profesor del IFPA Campus Castanhal.

“Las cooperativas agrarias como estrategia de desarrollo rural en la región amazónica: la experiencia de las redes de comercialización solidaria  del Baixo Tocantins”

1. Claudio Alex Jorge da Rocha.Rector del Instituto Federal do Pará (Belém-Brasil)

”Educación Profesional, Ciencia y Tecnología en la Amazonia brasileña: desafíos y perspectivas”

1. Roberto Dias Lima. DirectorGeneral del Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal (Pará-Brasil).

El IFPA-Campus Castanhal y políticas públicas de educación agrícola en el estado de Pará

O Reitor do IFPA,Cláudio Alex, destaca que “Ações como esta representam um importante passo rumo à internacionalização do IFPA, com vistas à promoção do desenvolvimento das ações de aprimoramento do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão universitária.”

Leia a matéria feita pela Universidad de Alicante: