Página inicial > Últimas Notícias > Textos de estudante e servidor do IFPA farão parte de publicação “Vozes da Internacionalização”

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 18h10
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 18h10

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou a lista de estudantes e servidores da Rede que tiveram textos selecionados por meio do Edital 9, de 15 de agosto, para compor a revista Vozes da Internacionalização.

O estudante Vinicius Gabriel Dias de Sousa e o professor Denis Carlos Lima Costa são os autores dos dois textos do Instituto Federal do Pará (IFPA) aprovados pela Assessoria de Relações Internacionais e pelo Fórum de Gestores de Relações Internacionais (Forinter). O resultado foi publicado no dia 5 de outubro no site do Conif.

Sousa é estudante do curso técnico integrado em Edificações no IFPA campus Belém. Em 2022, participou do Fórum Internacional de Empreendedorismo Jovem no Brasil – FINDNEXA Brasil realizado em Luís Correia (PI).

Costa é professor no IFPA campus Ananindeua, onde é líder do grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional (GMSC) e integrante do grupo de pesquisa Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (Licti).

Projetos contemplados

"Ecos de internacionalização no Ensino Médio Integrado".

Trata-se de um relato de experiência vivido pelo estudante em evento de internacionalização ocorrido no Piauí em 2023.

“O hidrogênio verde como fonte para a geração sustentável de energia”

O professor transcorreu sobre o termo “Economia do Hidrogênio” dentro do novo paradigma econômico emergente. O uso em larga escala do H2 como vetor energético mundial para atender a demanda crescente por energia e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. E abordou a visita técnica realizada em julho de 2023 na Europa, conhecendo usinas de energia na Alemanha, Espanha, Itália, França e, principalmente, na Inglaterra.

Publicação “Vozes da Internacionalização”

Trata-se de uma coletânea de iniciativa do Conif para celebrar os 15 anos dos Institutos Federais, comemorados neste ano.

A publicação está prevista para ser lançada durante a 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2023), que acontece em Natal (RN), de 6 a 9 de novembro.

Para saber mais, acesse o site do Conif.