Página inicial > Últimas Notícias > Está aberto o prazo de submissão de propostas de atividades para a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 11h11
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h17

A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com prazo de submissão de atividades aberto até dia 30 de outubro. O evento será realizado entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza” é o tema desta edição. Servidores e alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) podem se inscrever e participar.

Serão aceitas atividades científicas em quatro diferentes modalidades: conferências, mesas-redondas, minicursos e webminicursos conforme consta o item 3.2 do Edital. Além da comunidade acadêmica do IFPA, também poderá integrantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a UFPA, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Serão aceitos trabalhos relacionados ao tema e à biodiversidade, conservação do bioma amazônico; mudanças climáticas; riscos de desastres em áreas urbanas; conservação dos ecossistemas dos oceanos, mares e rios; oceano e foz do Amazonas; ciência e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); combate à fome e segurança alimentar. Todos os temas estão no edital. Propostas relacionadas a outros assuntos poderão ser apresentadas para compor a programação científica.

A inscrição das atividades científicas ocorre por meio de formulários específicos a cada modalidade.  Todas as submissões serão analisadas pela Comissão Científica Local (CCL) da 76ª Reunião Anual da SBPC, e, as aprovadas, pela Comissão de Programação Científica (CPC) da SBPC. As propostas pré-selecionadas serão divulgadas a partir do dia 13 de novembro.

A SBPC custeará, em âmbito nacional, as passagens e hospedagens dos (as) convidados (as) para as atividades de conferência e mesa-redonda, aprovadas no âmbito do edital e, posteriormente, selecionadas pela CPC.

76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, busca promover a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atua para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente na maior parte dos estados brasileiros por meio de secretarias regionais ou representações oficiais e conta com mais de 170 sociedades científicas associadas

Anualmente, a SBPC realiza eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de CT&I e difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, sendo o principal a Reunião Anual (RA) da SBPC, que é considerado o maior evento científico da América Latina.

Para conhecer e discutir os resultados das pesquisas científicas, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil, a SBPC reúne pesquisadores, estudantes, professores, profissionais e cidadãos em geral em suas reuniões.

Acesse o edital: https://ascom.ufpa.br/links/editais/EDITAL_01_SBPC_UFPA_PUBLICADO.pdf