Página inicial > Últimas Notícias > Turma do curso Técnico em Hospedagem conhece rotina de hotel

Turma do curso Técnico em Hospedagem conhece rotina de hotel

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 18h52
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 18h56

Estudantes do curso Técnico em Hospedagem do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) fizeram uma visita técnica no sábado, 25 de novembro, a uma das unidades de uma das redes de hotéis instalada próximo ao aeroporto na capital paraense. A turma composta por 18 alunos pode conhecer a rotina de atividades e os espaços destinados a realização das refeições do hotel para entender a importância de se planejar e administrar bem os diversos espaços e atividades que compõem os serviços de hospedagem e hospitalidade.

A atividade é uma rotina do curso e faz parte das práticas pedagógicas da disciplina Alimentos e Bebidas em Hospedagem, ministrada pela Profª. Drª. Priscila Farias. Ela comenta que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer outras estruturas do hotel, além do restaurante, para verificar as particularidades das atividades do setor de alimentação. “Eles puderam observar na prática todo conhecimento adquirido nas aulas teóricas, além de perceberem a complexidade e responsabilidades que um departamento de alimentos e bebidas requer”.

Durante a visita guiada pela coordenadora operacional de recepções do hotel, Karolina Cunha, foi possível visitar as dependências do restaurante e cozinha para tirar dúvidas sobre questões operacionais do setor, responsabilidades e tipos de serviços oferecidos. “A disciplina de Alimentos e Bebidas em Hospedagem exige aporte teórico aprofundado e habilidades técnicas específicas, que são aprimoradas nas aulas práticas realizadas em sala de aula e nos laboratórios do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer do Campus Belém, além da interessante troca de experiências que a visita técnica proporcionou”, destacou a professora.

A estudante Ariany da Silva Rodrigues, 23 anos, comenta que a visita à cozinha foi muito importante, pois foi possível ver o funcionamento em tempo real. É lá onde tudo acontece no preparo do que será servido aos hóspedes e no processo de ofertar bem-estar. Ela gostou de ver a separação dos alimentos, como e onde são guardados. Relata que observou, também, a dinâmica das funcionárias na limpeza do restaurante e também dentro da cozinha. “Tínhamos uma ideia em sala de aula de como o processo de limpeza tem que acontecer, mas ver pessoalmente nos mostrou como realmente funciona. Além de como a gerência do departamento de Alimentos e Bebidas funciona neste hotel”.

Para a estudante Fernanda Tavares de Sousa, 33 anos, a visita à cozinha também foi muito significativa para o aprendizado. “Por que tive o contato direto com a realidade de uma cozinha de um hotel em suas atividades reais. Ver a dinâmica entre gerente e colaboradores, organização do estoque e praticidade que tem que ter no meio de hospedagem”.

A professora Priscila destaca que estamos vivendo um contexto de preparação para a recepção da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), prevista para ocorrer aqui em Belém em novembro de 2025. “Além de Belém estar no centro das discussões de turismo e os meios de hospedagens aparecem como um dos maiores desafios do evento, a perspectiva de empregabilidade é muito positiva e otimista para os egressos e discentes do curso”, ressalta.