Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Marabá Rural lança Processo Seletivo para cursos técnicos integrados em Agroindústria e Agropecuária

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h51

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Marabá Rural, lançou Processo Seletivo Especial (PSE) para Cursos de Educação Profissional técnica de nível médio na forma de oferta integrada ao Ensino Médio. São 40 vagas para o curso de Agroindústria e 80 vagas para o curso de Agropecuária, em regime integral (manhã e tarde) para o ingresso no 1° semestre do ano letivo de 2024. A previsão é que as aulas iniciem no dia 05 de fevereiro de 2024.

Os cursos serão ofertados em regime presencial e funcionarão em regime de alternância pedagógica. O Tempo-Escola para os Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio corresponde a 75% da carga horária do curso e será desenvolvido em atividades teóricas e práticas e 25% da carga horária do curso será desenvolvido em atividades de pesquisa e estudos nas comunidades rurais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, através do formulário Google Forms, no seguinte link de acesso: https://forms.gle/EQ7482JNxDd5g9oL9, no período de 04 a 27 de dezembro de 2023. O acompanhamento do PSE poderá ser realizado por meio do endereço eletrônico https://prosel.ifpa.edu.br. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa consiste em uma entrevista de caráter classificatório, a ser realizada no período de 09 a 12 de janeiro de 2024. A segunda etapa é a classificação do candidato pelo seu desempenho escolar com base nas notas/conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, obtidas no 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.

Do total de vagas por curso, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas. Do total de vagas de ampla concorrência por curso, 50% são reservadas a público específico, que constituem a política de ação afirmativa do IFPA.