Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove Encontro de Egressos 2023 de forma híbrida

IFPA promove Encontro de Egressos 2023 de forma híbrida

• Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 19h41
  • Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 19h41

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) reuniu alunos, egressos e servidores, no período de 11 a 15 de dezembro, no Encontro de Egress@s do Instituto Federal do Pará (IFPA) 2023. A ação foi coordenada pelos Comitês Gestores de Atendimento aos Egressos (CGIPE), Observatórios do Mundo do Trabalho (OMT) e o Núcleo de Egressos e do Observatório (NEOT). E ocorreu de forma remota, por meio de lives, e presencial nos campi. O Tema: (Re)encontros, Trilhas e Desafios Profissionais. O tema desta edição foi “(Re)encontros, Trilhas e Desafios Profissionais”.

O primeiro dia de evento contou com a participação ao vivo, em live transmitida pelo canal do IFPA no Youtube, da reitora do IFPA, Ana Paula Palheta Santana; o pró-reitor de Ensino, Arthur Boscariol da Silva; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Saulo Rafael Silva e Silva; a pró-reitora de Extensão, Keila Renata Mourão Valente; e com a mediação de Fernanda Cristina Corrêa Lima Coimbra.

A reitora parabenizou os egressos por terem concluído suas trajetórias dentro do IFPA e fez um convite para que cultivem o sentimento de pertencimento ao instituto e mantenham o vínculo com a instituição, voltando para fazer novos cursos, graduações, especializações, mestrado e doutorado. Aproveitou para agradecer as equipes de ensino, pesquisa e extensão por todo empenho ao longo destes quatro meses da nova gestão.

O evento teve como objetivo a promoção e difusão de ações institucionais e em rede de atendimento aos egressos e egressas do IFPA por meio da oferta de atividades como: palestras, oficinas, rodas de conversa, mesas redondas, fóruns com conselhos e associações profissionais, de modo a fortalecer o vínculo e valorizar o potencial estratégico dos egress@s para a melhoria da educação profissional pública e de qualidade.

No segundo dia de evento, Fernanda Lima mediou a roda de conversa sobre egressos do IFPA na trilha da sustentabilidade e as expectativas para a Cop 30. A professora do IFPA Campus Ananindeua Luciana Leal Pimenta Oliveria apresentou a trilha do desenvolvimento sustentável no mundo, apresentou a Agenda 2030, explicou o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), informou o quanto é importante a COP 30 para criação de negócios sustentáveis. O tecnólogo em Gestão Ambiental do Campus Bragança, André Ricardo Cals Silva, que é egresso do IFPA, abordou as oportunidades existentes na área de monitoramento ambiental de controle da qualidade do ar e da água, atuando em consultoria.  Os egressos fizeram um relato de experiência “Produção de uma cartilha educativa de educação ambiental sobre resíduos sólidos através do projeto integrador da turma de saneamento subsequente do IFPA Santarém”.

O professor do IFPA campus Belém Hermínio Tavares mediou a roda de conversas com os egressos sobre inclusão e diversidade no IFPA. Debateram os desafios e perspectivas para as pessoas com deficiência ter êxito em seus estudos. Os convidados falaram sobre suas trajetórias de estudo no IF: Alex Santos de Oliveira, Gediel de Aviz do Carmo e Andreza Lima de Oliveira. Assista aqui este diálogo e suas histórias de superação.

O Encontro é uma oportunidade para ampliar as redes de contato, estreitar as conexões do mundo acadêmico com o mundo do trabalho, por meio da socialização das experiências dos estudantes egressos e motivá-los a continuar os estudos em novos níveis de ensino ofertados pelo Instituto e a se aperfeiçoar em cursos de curta duração. O tema desta terceira edição é "(Re)encontros, Trilhas e Desafios Profissionais''.

A primeira edição do evento ocorreu de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017.  A segunda edição que ocorreria no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021, com o tema “Desafios do mundo do trabalho na atualidade”´, ocorreu em 2022, devido à Covid.

Cada um dos campi fez um período de pré-inscrição que fez parte de um vídeo apresentado no início da transmissão on-line do evento. A transmissão foi feita pela Assessoria de Comunicação da Reitoria do IFPA (Ascom).