Página inicial > Últimas Notícias > Site “Meu valor digital” elenca cursos com maiores salários para 2024 e cinco podem ser feitos no IFPA

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 14h37
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h12

O site “Meu valor digital” publicou uma lista com os 16 cursos técnicos com maiores salários do Brasil para 2024 e o Instituto Federal do Pará (IFPA) oferta cinco desses cursos. São diversas oportunidades, em diferentes áreas de atuação, disponíveis em alguns dos campi do Instituto.

O curso técnico em Eletrotécnica faz parte da lista e é ofertado pelos campi Belém, Marabá Industrial e Tucuruí. De acordo com o site “Meu valor digital”, o profissional da área ganha uma média salarial de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 por mês. O técnico em Eletrotécnica é capacitado para instalar e diagnosticar problemas em equipamentos eletrônicos, como TVs e aparelhos de som.

Outro curso que faz parte da lista é o técnico em Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pelos campi Belém, Bragança e Óbidos. Profissionais desse ramo podem alcançar salários superiores a R$ 5.000,00 e são responsáveis por construir, documentar e testar sistemas de informação, com conhecimento em linguagens de programação e implementação de bancos de dados.

O curso técnico em Química também está entre os de maior remuneração para 2024. O IFPA oferta esse curso nos campi Belém e Marabá Industrial. O técnico em Química atua no planejamento, controle de qualidade e execução de processos produtivos, contribuindo significativamente para a indústria química. A média salarial pode variar entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00.

O Campus Marabá Industrial também oferta o curso técnico em Automação Industrial, cuja remuneração é, em média, R$ 3.070,35, podendo atingir R$ 7.190,27 ao longo de uma carreira consolidada. O profissional da área manipula sistemas e tecnologias que controlam diversos processos industriais.

A lista de cursos técnicos com maiores salários do Brasil para 2024 ainda conta com o curso técnico em Construção Civil, também denominado de técnico em Edificações. O curso está presente nos campi Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí. O técnico em Edificações é responsável pelo planejamento, execução, supervisão e providências necessárias para a realização de obras na construção civil. O salário inicial é de R$ 2.100,00, mas a experiência pode proporcionar ganhos de até R$ 5.000,00.

Os cursos técnicos do IFPA são ofertados na forma integrada ao Ensino Médio, para alunos que já concluíram o Ensino Fundamental, e na forma subsequente, para quem já terminou o Ensino Médio. Para ingressar no IFPA, é preciso ser aprovado em um Processo Seletivo.