Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFPA Campus Tucuruí representa o Pará em evento científico internacional

• Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 18h25
  • Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 18h25

O IFPA Campus Tucuruí contou com um professor de Física, o Jean Carlos de Sousa, representando o estado do Pará na programação da 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM). O evento, que aconteceu em Campinas (SP) no período de 15 a 19 de janeiro, foi voltado a professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil e da América Latina e Caribe.

A ESPEM é realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Durante as atividades da Escola Sirius, os professores selecionados participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos profissionais do CNPEM, e de palestras de convidados das áreas de educação e ciências; visitaram as unidades do CNPEM e foram introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharias, além do curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência.

De acordo com a comunicação oficial da ESPEM, “o principal objetivo da escola é estimular os professores a levarem ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam. Os professores se tornam novamente alunos em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM. A Escola é um espaço para discussões entre os professores e potencializa a troca de experiências entre colegas de todo Brasil e demais países da América Latina”.

Selecionado como um dos representantes do estado do Pará, o professor Jean Carlos integrou-se a um grupo de 60 docentes de todas as regiões do Brasil e também de outros países, os quais passaram por um processo de seleção que avaliou o currículo dos candidatos e uma Carta de Motivação justificando as intenções dos professores em participar do evento.

“A ESPEM foi incrível e impactante. Ver de perto e estudar o funcionamento do acelerador de partículas, Síncrotron, foi espetacular. Verificar a aplicação da luz Síncrotron nos laboratórios Cnbio, Cnbr e Cnnano deixou-me maravilhado e feliz por termos condições de desenvolver ciência de ponta. Agora a missão é divulgar esse excelente trabalho aqui, no Pará, e planejar aulas com a inclusão dos conhecimentos adquiridos nessa maravilhosa semana de imersão na ciência”, finaliza o professor Jean Carlos.