Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com o Insper, instituição fundada em Harvard abre inscrições para programa gratuito de liderança para jovens no Brasil

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 13h34
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 13h35

Com a missão de capacitar universitários em todo o mundo para se tornarem líderes e gerarem impacto social em suas comunidades, o Aspire Leaders Program oferece formação gratuita e 100% on-line para jovens da primeira geração a cursar a graduação, além de fornecer financiamento para o desenvolvimento profissional e projetos dos participantes.

O programa

Criado por professores da Harvard Business School e mantido pelo Aspire Institute, organização sem fins lucrativos fundada por Harvard, o Aspire Leaders Program proporciona o desenvolvimento tanto de habilidades socioemocionais quanto técnicas, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos participantes por meio de uma metodologia voltada para o ganho de capacidades como: autoconhecimento, autoconfiança, pensamento crítico, solução de problemas reais, habilidades de comunicação e liderança, competências de empreendedorismo e até como utilizar as novas tecnologias (inteligência artificial, big data etc) na elaboração de estratégias e tomada de decisão.

O Aspire Leaders Program é composto por três módulos e, ao fim de cada ciclo, os alunos recebem um certificado referente ao módulo concluído. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona, com diversas opções de dias e horários para os participantes escolherem o melhor período para realizar o programa.

Como é um programa global, os alunos interagem, participam de atividades e realizam projetos com jovens do mundo todo, além de ter aulas com professores de Harvard e outros docentes de classe mundial, conferindo-lhes uma rica experiência de networking com pessoas de mais de 180 países.

Ao longo de sua jornada, os participantes contam com a metodologia de Harvard e um material bastante completo, composto de artigos acadêmicos, estudos de casos, materiais multimídia e palestras com personalidades renomadas em seus campos de estudo e atuação. Os alunos também podem acessar a plataforma HarvardX e se desenvolver com cursos de diversas áreas, como inovação, marketing, estratégia, empreendedorismo, finanças etc.

Quem pode participar

O programa é destinado a jovens que:
- Tenham entre 18 e 26 anos;
- Sejam da primeira geração a cursar o ensino superior (os pais não tenham concluído a faculdade);
- Estejam na graduação ou sejam recém-formados;
- Tenham inglês intermediário.

Financiamento para desenvolvimento profissional e projetos

Além do acesso gratuito ao programa, os participantes também podem receber financiamento de até 10 mil dólares para a implantação de projetos de impacto social em suas comunidades, bem como auxílios de até 1000 dólares para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. A instituição já destinou mais de 200 mil dólares a projetos comunitários criados pelos alunos, impactando mais de 100 mil vidas desde o início do Aspire Leaders Program.

Comunidade e programa estendido para ex-alunos (alumni)

Após completarem os três módulos, os participantes passam a integrar a comunidade global de ex-alunos e o programa de liderança estendido para alumni, chamado de Aspire Beyond. Os estudantes também contam com mentorias de líderes e profissionais influentes, workshops, oportunidades de estágio, emprego e bolsas de estudos, além do networking com a rede global de alunos.

Parceria com o Insper

No Brasil, o programa acontece por meio da parceria entre Insper e Aspire Institute. Tal parceria reflete a forte conexão do Insper com a missão de contribuir para o desenvolvimento de lideranças e reforça o seu compromisso com a educação e a inclusão, capacitando pessoas e ampliando oportunidades para jovens que desejam se tornar agentes da transformação social.

“O programa tem tudo a ver com a missão do Insper de colaborar para a formação de melhores profissionais para o mercado de trabalho. Queremos que pessoas de diferentes situações e de diferentes backgrounds possam ter acesso à educação de qualidade, se formar, prosseguir na carreira e se tornar profissionais que efetivamente façam a diferença para o Brasil”, diz Ana Carolina Oliveira de Souza, coordenadora de Relações Internacionais do Insper.

As inscrições para o Aspire Leaders Program 2024 estão abertas. É só acessar http://www.aspireleaders.org e clicar em “Apply”.