Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Conif seleciona docentes da Rede Federal para programa de formação em Timor-Leste
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conif seleciona docentes da Rede Federal para programa de formação em Timor-Leste

  • Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 16h30
  • Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 16h30
imagem sem descrição.

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou o Edital nº 7/ 2024. A chamada é resultante da parceria entre Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Educação de Timor-Leste com o apoio do Conif.

O Conselho e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) irão selecionar 12 docentes da Rede Federal para participar do programa presencial de formação de professores do ensino secundário/técnico vocacional em Timor-Leste.

As inscrições devem ser feitas até 26 de maio por meio de preenchimento e envio de formulário e os documentos solicitados no edital. A seleção será por meio da análise documental e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 14 de junho. Os selecionados deverão participar integralmente das atividades preparatórias; ministrar aulas demandas pelos timorenses; e ajustar, adaptar e complementar, quando necessário, o material didático.

As atividades serão realizadas entre 5 de agosto a 15 de dezembro de 2024 – ao todo, 19 semanas de aulas. Os professores selecionados irão para um dos quatro municípios: Díli, Baucau, Covalima e Ermera. E receberão bolsa e ajuda de custo do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE/Timor-Leste). A proposta é capacitar pelo menos 130 professores timorenses nos eixos Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil.

Missão – A parceria educacional entre Brasil e Timor-Leste teve início em 2002. Desde então foram estabelecidos acordos de cooperação educacional e técnica. Em janeiro de 2024, representantes do Ministério da Educação de ambos os países se reuniram, em Brasília, para reforçar os laços. Na ocasião, foi discutida a formação de professores timorenses em parceria com o Brasil. O português é uma das línguas oficiais do país localizado no sudeste asiático, usada na formação e na qualificação de professores e de servidores públicos de diversas áreas.

Acesse o edital, os anexos e acompanhe o processo clicando aqui.

 

Fonte: Conif e Setec

registrado em:
Fim do conteúdo da página