Página inicial > Últimas Notícias > IFPA divulga 120 vagas em Licenciatura em Educação do Campo

IFPA divulga 120 vagas em Licenciatura em Educação do Campo

• Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 14h42
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 14h43

Período de inscrição será de 29 de julho a 2 de agosto

O Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou nesta quinta-feira, dia 25 de julho, o edital do Processo Seletivo Especial para preenchimento de 120 vagas na graduação de Licenciatura em Educação do Campo. Este curso faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). As aulas são ofertadas na modalidade de ensino presencial com alternância pedagógica pelos campi Bragança (em Santa Luzia do Pará), Breves (em Curralinho), Castanhal (em Curuçá) e Santarém (em Mojuí dos Campos). O ingresso das turmas ocorrerá no 2º semestre do ano letivo de 2024.

O curso superior de Licenciatura em Educação do Campo é destinado a candidatos que atuam preferencialmente como educadores e vivem no campo e, ainda, não têm formação superior.  Compreende a Educação Básica – infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnica de nível médio integrada com o ensino médio. Tem a finalidade de atender à população do campo – agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e povos tradicionais.

Não há cobrança de taxa de inscrição e o curso é gratuito. As inscrições serão efetuadas de forma presencial e poderão ser realizadas no período de 29 de julho até 2 de agosto. As informações referentes à inscrição, seleção, resultados e habilitação de matrícula, bem como toda e qualquer alteração neste edital serão publicadas no site do processo seletivo do IFPA, no endereço eletrônico https://prosel.ifpa.edu.br

Para se candidatar, é preciso preencher a ficha de inscrição (disponível nas páginas finais do edital), ter concluído ou ser concluinte do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluintes de curso técnico de nível médio, ou que tenha certificado do Enem ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ou, ainda, exame de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos. Deve levar o original e cópia do CPF, RG, certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente, cópia de comprovante de residência atualizado (conta de luz, internet ou outro), do currículo cadastrado na plataforma Paulo Freire da Capes; documento que comprove ser educador do campo; original e cópia das demais documentações para cada caso específico conforme exige o edital.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar em nível superior, profissionais para o efetivo exercício na docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino, em uma das duas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e Matemática) ou Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

A seleção será realizada em duas fases: análise documental e entrevista. Todas as orientações sobre habilitação de matrícula, matrícula, início das aulas e as fichas a serem preenchidas estão no edital que deve ser lido atentamente pelos candidatos.

Saiba mais, leia atentamente o edital e vá ao campus realizar a inscrição: https://prosel.ifpa.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo-2024-2-parfor-equidade

Endereços:

Instituto Federal do Pará campus Bragança - Av. dos Bragançanos - Vila Sinhá, Bragança - PA, 68600-000.

Instituto Federal do Pará campus Breves - Rua Antônio Fulgêncio da Silva, s/n – Parque Universitário Breves-PA - CEP: 68.800-000.

Instituto Federal do Pará campus Castanhal - BR - 316, KM 65, da Rodovia Belém - Brasília, S/N, Complemento: N/I. Bairro: Saudade. Município: Castanhal-PA. CEP: 68740-970.

Instituto Federal do Pará campus Santarém - Av. Mal. Castelo Branco, 621 - Interventoria, Santarém - PA, 68020-820.