Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Relatório das Atividades do Exercício de 2015.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Relatório das Atividades do Exercício de 2015.

  • Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 12h14
  • Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 14h24
imagem sem descrição.

 

 

Prezadas (os) Alunas (os) e Servidoras (es),

 

Nossa gestão teve início em 28 de abril de 2015, data de minha posse. Desde então, temos seguido os princípios que fundamentaram o ACORDO que firmamos com a comunidade do IFPA, orientando as ações da Reitoria de forma transparente, sistêmica e integrada com os campi no cumprimento da Missão Institucional, vislumbrando uma instituição que valorize sua identidade, bem como os seus servidores e discentes.

Temos a compreensão de que os objetivos delineados somente poderão ser alcançados mediante um processo de INTEGRAÇÃO, de construção coletiva, onde os segmentos que compõe o Instituto Federal do Pará tem direito resguardado às proposições, à execução, ao acompanhamento e à avaliação do processo.

Deste modo, é fundamental que apresentemos as ações que materializam os princípios supracitados, que sejam baseadas nos valores da ética, honestidade, simplicidade e zelo no trato da coisa pública, além de serem capazes de reafirmar o compromisso da busca permanente da educação de excelência, valorização do servidor, gestão transparente e integradora, respeito à autonomia dos campi, planejamento estratégico participativo e do resgate da integridade e credibilidade institucional.

À luz desses indicativos, apresentamos à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará – IFPA o Relatório de Atividades de 2015, contendo as principais ações desenvolvidas, em conjunto com os campi, pelas equipes que compõem a Reitoria.

Seguindo a proposta do Plano de Gestão, submetido à apreciação da comunidade do IFPA, quando do processo de consulta para eleição de Reitor, o conjunto de atividades, apresentadas neste Relatório, foram divididas em 5 (cinco) grandes eixos: Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Extensão; Valorização das Pessoas; e Gestão e Infraestrutura.

A partir das ações aqui elencadas, é possível observar significativos avanços do IFPA, neste período. Podemos destacar a retomada de nossas autonomias administrativa, com a eleição, nomeação e posse do Reitor e Diretores Gerais e acadêmica, a partir da obtenção da nota 3 (três) no Índice Geral de Cursos (IGC).

O fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e Extensão com regulamentações específicas, como exemplo o Regulamento Didático-Pedagógico, a Resolução de Carga Horária Docente, documentos norteadores para os programas de assistência estudantil e bolsa permanência e regulamentação das atividades de pesquisa e inovação. O Início do processo de operacionalização, no semestre letivo 2015.2, do novo sistema computacional para gestão das atividades acadêmicas (SIGAA), muito mais robusto, transparente e interativo também é digno de registro.

Foram restabelecidos os fóruns de ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e de áreas administrativas, incluindo infraestrutura e Tecnologia da Informação.

Acordos de cooperação interinstitucional e internacional foram estabelecidos ou fortalecidos, com Marinha do Brasil, Embaixada dos Estados Unidos, Universidade de Alicante, UNIVILLE, entre outros.

Os jogos estudantis foram retomados, em todas as suas etapas (interna, regional e nacional), de modo organizado, transparente e com destacada participação de nossos alunos.

A valorização de nossos servidores também merece ser sublinhada, a partir da promoção de ações de capacitação e qualificação de servidores, com destaque para os programas Interinstitucionais de Pós-Graduação. Além disso, a humanização do processo de gestão de pessoas, bem como da maior celeridade no atendimento dos direitos dos servidores, com relevo para os processos de Reconhecimento de Saberes e Competência e de progressão.

A Promoção de pesquisas científicas e tecnológicas que resultem em soluções inovadoras, a partir do lançamento de editais de fomento, do incentivo à produção técnico-científica, da consolidação do SICTI (Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação) e reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Mesmo com as dificuldades orçamentárias e financeiras, impostas pela crise econômica atual, que teve como reflexo direto em nossa matriz, a redução de 46% de nosso investimento e 10% de nosso custeio, fomos capazes de restabelecermos obras que estavam paradas e honrarmos os compromissos planejados para 2015.

Vale salientar que foi dado o suporte técnico administrativo, orçamentário e financeiro aos campi, em especial aos campi em implantação e também àqueles que, em virtude da mudança das equipes, ocorridas em função da nomeação dos novos Diretores Gerais eleitos, necessitavam de maior apoio da Reitoria.

Continuidade do processo de descentralização e monitoramento da execução de recursos junto às Unidades do IFPA, no sentido de garantir a gestão administrativa, financeira e técnica para o desenvolvimento das ações planejadas nos campi.

Na área de Tecnologia da Informação, podemos destacar a atualização dos links de internet, a implementação e acompanhamento do uso dos módulos do SIG (Sistema Integrado de Gestão) entregues, além do apoio técnico e normativo à aquisição e contratação de diversos equipamentos e serviços em informática.

As atividades de comunicação se notabilizaram por meio da divulgação de ações do Instituto, a partir do desenvolvimento de materiais institucionais, formulação de campanhas e a considerável elevação de nossa participação nas redes sociais e crossmídia.

É notória a melhoria do clima organizacional, ao mesmo tempo em que reconhecemos que ainda há muito a ser realizado. Estamos cada vez mais motivados e comprometidos em seguirmos em frente, certos da imensa responsabilidade de conduzir os rumos desta Instituição, legitimando o processo democrático e consolidando a visão de futuro que queremos para o IFPA – uma instituição de excelência na educação, que garante a integração e diversidade dos saberes e que promove o desenvolvimento e a inclusão social.

Leia o relatório clicando no link abaixo.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES Exercício 2015

 

Prof. Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha
Magnífico Reitor do Instituto Federal do Pará

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página