Página inicial > Últimas Notícias > EGRESSO DO IFPA VENCE PRÊMIO NACIONAL PROMOVIDO PELO CANAL FUTURA

EGRESSO DO IFPA VENCE PRÊMIO NACIONAL PROMOVIDO PELO CANAL FUTURA

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 18h03
  • Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 18h18

Trocar experiências positivas que valorizam o aluno, proporcionando a melhoria na qualidade de ensino, mostrar para o Brasil que existem gestores escolares e professores empenhados em desenvolver boas práticas na educação. Esses objetivos refletem as premissas do Concurso Cultural Olho na Escola, que foi realizado no período de 16 de fevereiro a 16 de março de 2016 pela Fundação Roberto Marinho (FRM), divulgado pelo Canal Futura.

O primeiro lugar foi conquistado pelo professor Bruno Ricardo Pinto dos Santos, egresso do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Professor de Física há mais de 18 anos, Bruno Ricardo visualizou no concurso, a oportunidade para mostrar a sociedade um projeto que aumentou o rendimento escolar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Nagib Coelho Matni, localizada no Conjunto Ariri Bolonha, no Coqueiro, em Belém.

Para desenvolver a ideia, Bruno Ricardo promoveu uma aproximação entre as turmas que leciona. “Eu resolvi criar um projeto chamado Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharias, onde eu trouxe os meus alunos do curso de engenharia para interagir com os alunos do ensino médio para que nós pudéssemos criar uma metodologia que melhorasse a prática de ensino e aprendizagem” diz.

O Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharias (PLECE) é uma iniciativa orientada para melhoria da prática docente em sala de aula, voltado para o desenvolvimento da educação através da popularização da Ciência e Engenharia. Segundo Bruno Ricardo, com a fabricação de “brinquedos científicos”, os estudantes podem ver na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula. “O projeto foi um sucesso, houve a primeira feira científica da escola em 14 anos e envolveu toda a comunidade, hoje os alunos querem desenvolver um clube de ciências e astronomia” afirma o professor.

Conheça os vencedores do Concurso #OlhoNaEscola, clique AQUI.
Veja o vídeo enviado pelo professor Bruno Ricardo, clique AQUI
Veja a matéria produzida pela equipe da TV Cultura, clique AQUI.
Leia também a matéria divulgada no Portal SEDUC clique AQUI.