Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal do Pará Campus Belém lança Edital do seu primeiro Mestrado em Engenharia de Materiais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instituto Federal do Pará Campus Belém lança Edital do seu primeiro Mestrado em Engenharia de Materiais

  • Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 12h34
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h53

 

Foi lançado hoje, dia 4, o Edital do primeiro Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Belém, em cerimônia que aconteceu no Auditório da Biblioteca do IFPA Campus Belém.

Segundo o Professor Dr. Raidson Alencar da Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IFPA Campus Belém: a importância do Curso se traduz no seu objetivo principal: Formar profissionais capacitados e qualificados em nível de mestrado para atuar no mercado profissional, atuando principalmente nas indústrias da região, solucionando problemas e sugerindo alternativas para o desenvolvimento científico e tecnológico e assim atender as demandas de formação na área tecnológica desse setor produtivo.

Segundo o Professor Dr. Laércio Gomes, coordenador do curso, o Mestrado irá abranger a área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, serão ofertadas ao total 15 vagas, sendo 12 para a Linha de pesquisa 1 e 3 para a linha de pesquisa 2.

Linha 1: Materiais Metálicos: Essa linha de pesquisa tem como objetivos desenvolvimento e caracterização de materiais metálicos, com propriedades inovadoras visando aplicações alternativas. Pesquisas em solidificação de metais e ligas, corrosão, desgaste, tratamentos térmicos, engenharia de superfície, processamento e caracterização microestrutural e mecânica. Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados ao processamento dos materiais, procurando identificar a correlação entre as características microestruturais e os ensaios mecânico.

Linha 2: Materiais não-Metálicos: Esta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados a otimização e desenvolvimento de técnicas referentes à síntese e processamento de materiais cerâmicos e compósitos. Caracterização e estudo da aplicação de produtos cerâmicos voltados à construção civil, refratários, revestimentos cerâmicos e materiais aplicados ao meio ambiente. Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados ao processamento dos materiais e ensaios mecânico, procurando identificar a sua correlação com as características microestruturais e mecânicas.

O Edital já está disponível e as inscrições iniciam dia 07 de abril, maiores informações no site da Instituição.

 EDITAL 06/ 2016

 ANEXOS

 

SOBRE O IFPA:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em sua trajetória de 104 anos, representa o sucesso de uma Instituição de Educação Profissional que buscou consolidar seu lugar na comunidade. Pode-se dizer que o IFPA sempre esteve comprometido com as necessidades e exigências políticas, sócio-econômicas, culturais e tecnológicas do Estado, num processo de integração permanente com o sistema de produção e com a sociedade, na consolidação da identidade e do desenvolvimento regional, assumindo, portanto, um papel de referência educacional, científica e tecnológica no Estado e na região.

Atualmente, o IFPA possui 12 Campi situados em 11 municípios, com processos implantação de mais 05 campi em outros 05 municípios. A área de abrangência do Instituto se caracteriza pela diversidade encontrada no Estado do Pará, pois sua inserção ultrapassa os limites dos municípios onde têm campus à medida que atende não somente a população da cidade polo, mas também os habitantes das cidades da sua respectiva região de integração.

O desafio do IFPA, portanto, é integrar sem desconsiderar a diversidade entre as regiões, que têm valores culturais, potenciais, fonte de renda e base produtiva distintas, contemplando os diferentes setores da economia. No entanto, tais regiões compartilham semelhanças, sobretudo relacionadas à urgência de absorverem melhorias e ganhar vantagens competitivas que possam balizar o desenvolvimento regional e consequentemente a qualidade de vida da população.

Diante dessas diferentes realidades, outra similaridade é fragilidade na qualificação dos paraenses, denotada pela grande incidência de pessoas de outros estados nos postos de trabalhos do Pará. Percebe-se, deste modo, o papel fundamental do IFPA na formação de cidadãos qualificados, competentes e com habilidades determinantes para o seu exercício profissional, garantindo a dignidade humana por meio do trabalho.

SOBRE O MESTRADO:

Atualmente, o IFPA em vista aos objetivos estabelecidos na Lei n° 11.892, de 29/12/2008, destacando os que preconizam realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade e ministrar em nível de educação superior cursos de pós-graduação, dentre os quais cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica. Ainda, aos objetivos assumidos junto à CAPES para aprovação do DINTER CAPES/SETEC/UNICAMP e daqueles propostos pelo Governo do Estado do Pará em priorizar os seguimentos industriais que integram o seu tripé de desenvolvimento econômico e social, turismo  agronegócio - verticalização mineral, vem justificar plenamente a necessidade imediata de formar profissionais com alto de nível de qualificação, em nível de mestrado, capazes de agregar novos conhecimentos à cadeia produtiva mineral do Estado do Pará, propondo a implantação de um Programa de Pós-Graduação à nível de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais.

 

Ivo Paes
Comunicação IFPA Campus Belém

registrado em:
Fim do conteúdo da página