Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Saúde é tema de evento no IFPA

Dia Mundial da Saúde é tema de evento no IFPA

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 17h37
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h53

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data criada para alertar a sociedade sobre ter cuidados com a saúde e estimular a prevenção de doenças. Com esse objetivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou nesta quinta-feira (07), no auditório central do Campus Belém, programação especial voltada para os servidores e alunos do Instituto. No evento, os participantes puderam fazer avaliação nutricional, ginástica laboral, verificação da pressão arterial e tiveram orientações sobre doação de sangue.

A qualidade de vida no trabalho é fator primordial para melhoria do desempenho do servidor nas atividades laborais. Para Engenheira de Segurança do Trabalho do IFPA, Cláudia Leão, eventos iguais a esse aumentam a produtividade do servidor. “É importante que o servidor esteja bem no trabalho para que possa trazer melhores resultados, além de diminuir o índices de absenteísmo, ocasionado por doenças de algumas atividades relacionadas as atribuições que desempenha” explica.

Entre as doenças que atingem os servidores, são muito comuns aquelas provenientes de esforços repetitivos que afetam os tendões, músculos, nervos e ligamentos. Ficar horas seguidas com a postura inadequada em frente ao computador pode ser prejudicial. “É importante fazer alongamentos diários para evitar problemas nas articulações, no punho, coluna e a região do pescoço” afirma João Carlos, aluno do sétimo período do curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia (Unama).

O Dia Mundial da Saúde no IFPA foi realizado pela Seção de Qualidade de Vida e pela Coordenação de Gestão de Saúde do Campus Belém, além da Coordenação de Assistência e Qualidade  de Vida do Servidor da Reitoria do Instituto. Contou também com a parceira de alunos dos curso de Fisioterapia e Enfermagem da Unama, servidores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Doação de sangue

A Assistente Social do Hemopa, Nilvete Smith, viu a oportunidade para sensibilizar os participantes sobre a importância da doação de sangue. “Um momento como esse que tivemos, um espaço para esclarecer dúvidas sobre a doação de sangue é positivo para o nosso trabalho, com certeza, as pessoas que participaram desse evento podem ser multiplicadores dessas informações que foram repassadas” diz.

Seja uma doador de sangue, informe-se clique AQUI.

Texto: ASCOM IFPA