IFPA disponibiliza e-mail institucional para seus estudantes de graduação e de pós-graduação
Uma antiga demanda da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Pará (IFPA) será atendida em breve: endereços de e-mail institucionais para uso dos estudantes. Até o momento, esse serviço era exclusivo para os servidores – docentes ou técnicos administrativos. No entanto, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da instituição está finalizando a fase de testes para que os estudantes de graduação e pós-graduação do IFPA tenham também seus endereços eletrônicos institucionais.
“Para eles [os estudantes], além de ter um canal de comunicação dos professores, os cursos, a comunidade acadêmica com eles, o acesso a um e-mail institucional vai permitir que eles participem de programas educacionais, em plataformas na internet que permitem baixar seus softwares, sem necessidade de pagar licença com o uso de um endereço institucional. Permite também publicar artigo, principalmente o pessoal da pós-graduação, com um dado de contato oficial, pois atualmente o aluno publica com o e-mail pessoal dele, mas o correto é publicar com o e-mail institucional”, explica o diretor da DTI, Cláudio Martins.
Ainda de acordo com o diretor, as turmas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA Campus Belém foi eleita para já ter o acesso, justamente para a realização dos testes finais, afinando e alinhando últimos detalhes. O sistema usado pela instituição é do Google e os endereços dos estudantes serão diretamente ligados ao número de matrícula, o que Martins comparou com um RG do estudante. Assim, seguido do número de matrícula, virá o complemento “@aluno.ifpa.edu.br”.
Além do e-mail, a conta do estudante permitirá acesso a ferramentas como Agenda, Contatos, Grupos do Google, Meet, Takeout, Gemini, NotebookLM, entre outros. O diretor da DTI destaca que o uso da Agenda ajuda na organização de aulas práticas em laboratórios, recurso que já está em uso no curso no qual a implantação está em teste. O uso de Inteligência Artifcial (IA) também é possibilitado com as ferramentas liberadas. Com o Gemini, um aplicativo de IA generativa, tem-se respostas a perguntas com base em informações coletadas diretamente na internet. Já o NotebookLM gera respostas a partir de documentos e fontes fornecidas pelo próprio usuário.
A previsão é que os estudantes das graduações e pós-graduações do IFPA estejam com seus e-mails institucionais até meados de outubro. Conforme os endereços baseados nos números de matrícula sejam cadastrados, os estudantes receberão as instruções de acesso diretamente no e-mail pessoal cadastrado atualmente no sistema acadêmico da instituição (SIGAA). Ainda não tem previsão, porém, para que a ferramenta seja disponibilizada para outros níveis de ensino.