Equipes do IFPA garantem medalhas e vaga na final da Olimpíada Brasileira de Geografia 2025
Estudantes dos campi Altamira, Belém, Marabá Industrial e Paragominas do Instituto Federal do Pará (IFPA) estão entre os destaques da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). As 18 equipes trouxeram sete ouros, seis pratas e cinco bronzes. As três primeiras fases da competição foram realizadas no formato on-line (5 a 8 de agosto, 12 a 15 de agosto e 19 a 21 de agosto). O resultado das três fases da etapa on-line foi divulgado no dia 1º de setembro. A fase presencial será no período de 25 a 28 de novembro, em Campinas (SP).
A competição, nesse ano de 2025, contou com 48.371 inscritos em todo o país, dos quais 2.883 são do estado do Pará compondo 961 equipes. Dessas equipes, 18 medalhistas são do IFPA e contaram com a participação de 54 estudantes.
Placar de Medalhas dos Campi do IFPA na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025
|
Campus |
Ouro |
Prata |
Bronze |
Total de medalhas por equipe e Campus |
|
Altamira |
3 |
1 |
- |
4 |
|
Belém |
1 |
- |
- |
1 |
|
Paragominas |
2 |
2 |
2 |
6 |
|
Marabá Industrial |
1 |
3 |
3 |
7 |
|
Total de Equipes |
7 |
6 |
5 |
18 |
|
Números medalhas |
21 |
18 |
15 |
54 |
As 18 equipes do IFPA, orientadas por seus professores, participaram das etapas on-line respondendo a questões que exigiam raciocínio crítico, interpretação de mapas e compreensão de fenômenos geográficos e socioambientais. As provas exigiram conhecimentos em geografia, cartografia e questões socioambientais. Além do conhecimento, a OBG buscou valorizar estimular a pesquisa científica, o trabalho em equipe e o ensino público.
Entre as sete equipes medalhistas de ouro do IFPA, o destaque foi a equipe “Os desmatados” do Campus Altamira. Composta por estudantes do curso Técnico em Informática – Davi de Lima Medeiros, Samuel Linhares da Silva, e Saymon Macedo Xavier da Rocha–, obteve a maior pontuação entre as escolas públicas do estado do Pará, 103,476 pontos, e irá para a etapa presencial em Campinas. As equipes do IFPA Altamira foram coordenadas pelo professor Genilson Santana Cornélio.
O medalhista de ouro da equipe “Os desmatados” Davi de Lima Medeiros, 17 anos, do 3° ano do curso Técnico em Informática, comenta que ele e seus colegas estão sonhando para além da medalha de ouro da etapa presencial, sua equipe está se preparando para garantir pontuação para a etapa internacional da olimpíada – IGEO. “Estamos estudando muito”.
Davi Medeiros explica ainda que o aprendizado com a olimpíada não se restringe aos aspectos físicos da geografia. “Aprendemos aspectos gerais que podem nos ajudar a entender melhor o Brasil”. E acrescenta que a vaga para a final em Campinas é resultante de uma série de fatores. “Nossa dedicação aos estudos; a afinidade entre nós da equipe, já que somos amigos desde o primeiro ano; e o bom gerenciamento do tempo”, enumera o medalhista.
Outro estudante medalhista de ouro do Campus Altamira, Eduardo do Nascimento Amorim, 17 anos, do curso Técnico em Informática, é da equipe “Atlas Geografico”. O jovem relata que sua equipe treinava diariamente após as aulas. Se reunia para resolver questões. E em outros horários, até fazia vídeo chamadas para conseguir se preparar melhor para a competição. “Buscamos estabelecer uma boa organização de nosso tempo. Mas, foi bem difícil a OBG para nós. Creio que pelo fato de ser nossa primeira olimpíada”.
Para a medalhista de ouro da equipe Tectônica, também Campus Altamira, Adrya Emília Gama Oliveira, 17 anos, do curso Técnico em Agropecuária, a OBG proporciona muito aprendizado. “Como cobra algumas coisas que nunca vimos, então é muito bom para agregar conhecimento”, ressalta. Ela considera essa olimpíada muito enriquecedora por ser feita em equipe, e cada integrante ter a chance de contribuir com o que domina mais. “Eu, por exemplo, sou melhor em geografia agrária e social, mas tinha participante da minha equipe que era melhor nas questões que envolviam tecnologia e mais conhecimento matemático”.
Adrya Oliveira considera que todo estudante deveria participar da OBG. “Todo tipo de conhecimento agrega muito às diversas áreas da vida, além de que, você não interage apenas com a sua equipe, mas com todas as outras que estão participando da competição”, acrescenta.
A equipe TecGirls do campus Belém também garantiu uma medalha de ouro na OBG. Composta pelas estudantes do 2º ano do ensino técnico integrado do curso de Telecomunicações – Analice do Nascimento Braga Farias, Stephany Rodrigues do Nascimento, Thyana Aleixo Salaun –, a equipe foi coordenada pelo professor Wallace Wagner Rodrigues Pantoja.
Professor Pantoja explica que a inscrição na competição foi iniciativa de suas alunas e que o resultado foi mérito do empenho delas. “Foi excelente a participação do IFPA na OBG. Nossa equipe ficou entre as instituições com nota no extrato máximo (Ouro). Parabenizamos a equipe “Os desmatados” do IFPA - Campus Altamira, uma das três selecionadas para a etapa presencial”.
“A OBG possibilita construir uma relação mais densa entre a Geografia que ensinamos, a vida dos/das estudantes e um processo de reconhecimento público do aprendizado com seriedade, competição (não competitividade) e leveza. O que abre o sentido de valorização de si e dos demais estudantes, escolas e professores envolvidos no processo”, acrescenta professor Pantoja.
Entre os campi do IFPA, o Campus Marabá Industrial foi o que trouxe o maior número de medalhas, ao todo, sete medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e três de bronze. Lá, as orientadoras da OBG foram as professoras Josileide Silva de Sousa, Iranilda Silva Moraes e Silvana de Sousa Silva.
As equipes com maiores pontuações avançaram para a fase presencial, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de novembro de 2025, em Campinas (SP). Na final, os estudantes terão provas teóricas e práticas, e vão poder interagir com estudantes de todo o país em vivências de oficinas e atividades de integração.
Além do IFPA, outras duas escolas do estado também se destacaram na olimpíada. A Escola de Educação Básica e Profissional Ministro Jarbas Gonçalves Passarinho e a Escola Estadual de Educação Básica e Ensino Médio Professora Maria de Nazaré Guimarães Macedo poderão participar da final da competição, que será presencial em Campinas (SP).
Conheça as equipes e medalhistas do IFPA na OBG 2025
CAMPUS ALTAMIRA (4): três medalhas de ouro e uma de prata.
Equipes:
- Atlas Geográfico, Ouro;
- Os desmatados, Ouro;
-Tectônica, Ouro;
-Terra Nullius, Prata.
|
EQUIPES |
ESTUDANTES |
CURSO |
PROF. ORIENTADOR(ES) |
|
Atlas Geográfico |
BEZAILTO DA SILVA ALVAREZ |
Tec. em Informática |
GENILSON SANTANA CORNÉLIO |
|
EDUARDO DO NASCIMENTO AMORIM |
Tec. em Informática |
||
|
HUGO GOMES DA SILVA |
Tec. em Informática |
||
|
Os Desmatados |
DAVI DE LIMA MEDEIROS |
Tec. em Informática |
GENILSON SANTANA CORNÉLIO |
|
SAMUEL LINHARES DA SILVA |
Tec. em Informática |
||
|
SAYMON MACEDO XAVIER DA ROCHA |
Tec. em Informática |
||
|
Tectônica |
ÀDRYA EMÍLIA GAMA OLIVEIRA |
Tec. em Informática |
GENILSON SANTANA CORNÉLIO |
|
ANA CLARA SANTOS DA ROCHA |
TEC. AGROPECUÁRIA |
||
|
BRUNA KAILANI LOBATO ARRUDA |
Tec. em Informática |
||
|
Terra Nullius |
EDUARDO FERREIRA MELO |
Tec. em Informática |
GENILSON SANTANA CORNÉLIO |
|
JULIA DE OLIVEIRA GONÇALVES |
Tec. em Informática |
||
|
MARIA RITA RODRIGUES MOREIRA |
Tec. em Informática |
CAMPUS BELÉM (1): uma medalha de ouro
Equipe:
-TecGirls, Ouro.
|
EQUIPE |
ESTUDANTES |
CURSO |
PROFESSOR ORIENTADOR |
|
TecGirls |
ANALICE DO NASCIMENTO BRAGA FARIAS |
Tec. Telecomunicações |
Wallace Wagner Rodrigues Pantoja |
|
STEPHANY RODRIGUES DO NASCIMENTO |
Tec. Telecomunicações |
||
|
THYANA ALEIXO SALAUN |
Tec. Telecomunicações |
CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL (7): uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.
Equipes:
-Geografia Amazônica, Ouro;
-InfoGeo, Prata;
-Malala, Prata;
-Nice da Silveira, Prata;
-Anne Frank, Bronze;
-Angela Davis, Bronze;
-Dorothy Stang, Bronze.
|
|
|
|
|
|
EQUIPES |
ESTUDANTES |
CURSO |
PROF. ORIENTADOR(ES) |
|
Geografia Amazônica |
ISYS VITÓRIA ROCHA SALES |
Téc. em Controle Ambiental |
José Antônio Guilherme Júnior |
|
SOPHIA NORONHA BARBOSA |
Téc. em Controle Ambiental |
||
|
LUIS OTÁVIO VASCONCELOS LACERDA LEAL |
Téc. em Controle Ambiental |
||
|
|
|
|
|
|
InfoGeo |
KOAYRA GOMES TAVEIRA DE SOUSA |
Téc. em Informática |
Iranilda Silva Moraes |
|
Mª RITA ÁGATA GRANJA DOS SANTOS |
Téc. em Informática |
||
|
JOANNA CRISTHINE RODRIGUES PIRES |
Téc. em Informática |
||
|
|
|
|
|
|
Malala |
ISABELA REBECA CORREA DE SENA |
Téc. em Automação Industrial |
Silvana de Sousa Silva |
|
MARCELO SOARES DOS SANTOS |
Téc. em Automação Industrial |
||
|
THAYANA PEREIRA BRITO |
Téc. em Automação Industrial |
||
|
|
|
|
|
|
Nise da Silveira |
HUDSON FREITAS DE OLIVEIRA |
Téc. em Automação Industrial |
Silvana de Sousa Silva |
|
FRANCISCO ADDAM DA SILVA SOUZA |
Téc. em Automação Industrial |
||
|
LUKA TONNY FERREIRA FERNANDES |
Téc. em Automação Industrial |
||
|
|
|
|
|
|
Angela Davis |
ANY ALICE IBIAPINA DUARTE |
Técnico em Automação Industrial |
Josileide Silva de Sousa |
|
MARIA FERNANDA LISBOA JARDIM |
Técnico em Automação Industrial |
||
|
MARIA EDUARDA SILVA SOUSA |
Técnico em Automação Industrial |
||
|
Anne Frank |
DANIEL PAULA WRONSKI |
Téc. em Eletromecânica |
|
|
ENZO ROCHA DA SILVA |
Téc. em Automação Industrial |
Josileide Silva de Sousa |
|
|
PEDRO LUCAS RIBEIRO DE SOUZA |
Téc. em Eletromecânica |
|
|
|
Equipe Dorothy Stang |
VITÓRIA CRUZ DA SILVA |
Téc. em Eletromecânica |
|
|
OSNÍ SILVA BEZERRA |
Téc. em Eletromecânica |
Silvana de Sousa Silva |
|
|
LAISSA MACIEL CARVALHO |
Téc. em Eletromecânica |
|
CAMPUS PARAGOMINAS (6): duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Equipes:
-Latitudores, Ouro;
-Atlas Pensante, Ouro;
-Paralelos, Prata;
-Latinossauros, Prata;
-Rota 360, medalha de bronze;
-Duna, Bronze.
|
EQUIPES |
ESTUDANTES |
CURSO |
PROF. ORIENTADOR(ES) |
|
|
|||
|
ATLAS PENSANTE |
GABRIELA OLIVEIRA DOS SANTOS |
1º B ADMINISTRAÇÃO |
Francisco Oliveira de Sousa Neto |
|
THAYLA RIBEIRO DE OLIVEIRA |
1º B ADMINISTRAÇÃO |
||
|
JOÃO VICTOR LOPES LIMA |
3º B ADMINISTRAÇÃO |
||
|
LATITUDORES |
HAIRON ENDREO SILVA ASSUNÇÃO |
1º B INFORMÁTICA |
Francisco Oliveira de Sousa Neto |
|
JOSÉ LUCAS SOARES SOUSA |
1º B INFORMÁTICA |
||
|
PAULO ZIDANNE BATISTA MARQUES |
3º B ADMINISTRAÇÃO |
||
|
|
|
|
|
|
LATINOSSAUROS |
JOÃO CLÁUDIO ALMEIDA DAMASCENO |
3º A INFORMÁTICA |
Francisco Oliveira de Sousa Neto |
|
LAILA SILVA MARTINS CASTRO |
3º A INFORMÁTICA |
||
|
RYAN DOS SANTOS MELO |
3º A INFORMÁTICA |
||
|
|
|
|
|
|
Paralelos |
DIÊILA PEDROSA PEIXOTO |
3º A INFORMÁTICA |
Francisco Oliveira de Sousa Neto |
|
GUSTAVO PINHO MOURA |
3º A INFORMÁTICA |
||
|
GLEIDSON LUIS SILVA DE ASSIS |
3º A INFORMÁTICA |
||
|
|
|
|
|
|
DUNA |
LILIAN SOUZA FERREIRA |
2º B INFORMÁTICA |
Francisco Oliveira de Sousa Neto |
|
RICARDO HUAN JESUS ROCHA |
2º B INFORMÁTICA |
||
|
JOÃO OTÁVIO NOGUEIRA GOMES |
2º B INFORMÁTICA |
||
|
ROTA 360 |
HELOÍZE DOS REIS COSTA |
1º A MEIO AMBIENTE |
Geovane da Silva Abreu |
|
RAILA SILVA OLIVEIRA |
1º A MEIO AMBIENTE |
||
|
VINÍCIUS HIAGO SARAIVA IBIAPINA |
1º A MEIO AMBIENTE |