II CONEXT: Manhã do último dia de evento destaca apresentação de projetos, oficinas e experiências internacionais
O Instituto Federal do Pará (IFPA) encerra, nesta sexta-feira (17), a programação do II Congresso de Extensão (II CONEXT), no Campus Belém, com atividades voltadas à socialização de projetos, formação prática e internacionalização acadêmica. O último dia do evento reuniu estudantes, servidores e comunidade externa em apresentações de trabalhos, oficinas e roda de conversa com docentes da instituição.
Durante a manhã, um dos destaques foi a apresentação de trabalhos na modalidade Painel, destinada à exposição de projetos de extensão aprovados em editais da Pró-Reitoria de Extensão, como PROEXTENSÃO, IFPArte e IF Diversidades, além de projetos internos dos campi, experiências exitosas de curricularização da extensão e programas pactuados via Pró-Reitoria de Extensão e campi.
A modalidade contempla iniciativas cujos resultados não se materializam em produtos físicos, sendo apresentadas em formato de banner, em espaço organizado pela comissão do congresso. Ao todo, 36 trabalhos foram aprovados e classificados, e os três melhores serão premiados ao final do evento.
Entre os projetos apresentados esteve o trabalho “Robótica educacional como ferramenta de inclusão sociotecnológica na educação básica”, desenvolvido por Wilian Saraiva Silva, estudante do Campus Marabá Industrial. A iniciativa promove a inclusão sociotecnológica de alunos da rede pública por meio da robótica educacional, estimulando o pensamento computacional, a criatividade e o interesse pela ciência e tecnologia.
Para Wilian Silva, a iniciativa contribui para reduzir desigualdades educacionais, ampliar o acesso ao conhecimento e servir de referência para novas ações de inclusão. “A gente sabe que em todas essas comunidades externas, a maioria delas na rede pública, existe uma discrepância de acesso à educação entre a Rede Federal e essas outras escolas, então quebrar essas barreiras promove acessibilidade e democratização do acesso à educação, o que é uma iniciativa muito interessante e pode servir como um foco e referência para outras próximas iniciativas que a gente pode vir a ter no nosso município, no nosso estado, e na nossa educação brasileira”, defende.
O estudante ainda destacou a importância dos projetos de extensão para a formação acadêmica e social. “Esses projetos de extensão, pesquisa e inovação atuam não só na nossa formação enquanto estudante, mas na nossa formação como cidadão também, então cada vez que eu exerço esse trabalho, mais eu sinto que eu desenvolvo boas habilidades, além disso, a gente cresce enquanto pessoa, a gente amadurece cada vez mais, desenvolvendo a habilidade de se autoconhecer e de conhecer como funciona, de fato, a nossa sociedade”, afirma.

Oficinas
A programação do último dia também contou com oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades práticas e inovação. Foram ofertadas as atividades “Princípios e prática da fotografia por celular”, “Etiqueta Social e Hospitalidade: a arte de receber bem”, “Tecnolog(IA) nos estudos: o uso produtivo e consciente das TDICs aplicadas à educação” e “Comunicação Comunitária – Produção de Podcast”.
Marcicleia Bahia é do Campus Belém e participou da oficina de fotografia por celular. “Eu achei a oficina bastante proveitosa, pois apresentou conteúdos claros e de fácil aplicação, aprendi diversas técnicas, especialmente sobre composição, iluminação, enquadramento e como tirar as fotos corretamente. A programação do Conext está bastante estruturada, com atividades pertinentes e enriquecedoras”, avaliou a estudante.
Experiências docentes no exterior
Encerrando a manhã, a roda de conversa “Experiências docentes no exterior” reuniu professores do IFPA que compartilharam vivências acadêmicas e científicas em instituições estrangeiras, com o objetivo de incentivar novas participações em ações internacionais.
Participaram do diálogo a professora Rosemary Coutinho, que atuou durante um ano como professora visitante no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o professor Walber de Abreu, que participou de evento acadêmico na Universidade de Sorbonne, em Paris, e o professor José Ribamar Freitas, que desenvolveu atividades acadêmicas e científicas na Espanha e em Moçambique.
Com o encerramento da programação, o II CONEXT consolida-se como espaço estratégico de integração entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade, fortalecendo o protagonismo estudantil, a troca de conhecimentos e a atuação transformadora do IFPA em diferentes territórios.