Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal do Pará promove 2ª Encontro dos Grupos de Pesquisa do Instituto

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 14h41
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55

Em ação promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), foi realizado nos dias 02 e 03 de junho, o 2º Encontro dos Grupos de Pesquisa do IFPA. O auditório da Divisão de Produção Audiovisual e Apoio a Educação a Distância (DPAED), no Campus Belém, tornou-se o ambiente ideal para o planejamento e as discussões relacionadas as pesquisas no âmbito do Instituto. O evento contou com a presença de grupos de pesquisas dos Campi e teve também como destaque o desenvolvimento de estratégias para criação de cursos de Pós-Graduação.

O evento, que está na segunda edição, mostra-se como ferramenta importante para evidenciar o que vem sendo produzido, em termos de pesquisas, nos Campi do IFPA, além de fortalecer o compartilhamento de conhecimento. “Esse ano nós temos condições de mostrar o amadurecimento que aconteceu ao longo deste último ano, tanto do ponto de vista dos recursos investidos em pesquisa na instituição, bem como também da articulação e consolidação dos grupos de pesquisa que hoje existem. Nós tivemos um número significativo no crescimento desses grupos de pesquisa e também dos resultados que eles vem apresentando tanto nos editais internos quanto em editais externos” ressalta Ana Paula Santana, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto.

Segundo a Pró-Reitora Ana Paula Santana, as ações com foco nos grupos de pesquisa são importantes para o fortalecimento da educação, no qual o aluno dfaz parte. “Nossa finalidade como uma instituição de educação, permite que o aluno seja inserido no universo da pesquisa de uma forma muito mais rápida, uma vez que ele já na educação básica, no integrado, consegue ter acesso ao universo da pesquisa, então cada vez que a gente fortalece os grupos de pesquisa, nós estamos também fortalecendo a formação dos nossos alunos do Instituto” explica.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG) é responsável pela definição de políticas e diretrizes referentes a Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, dentre as atribuições, compete a PROPPG funções importantes como incentivar a produção técnico-científica no IFPA, viabilizar mecanismos de financiamento e divulgação da produção científica da comunidade acadêmica, analisar a adequação dos projetos dos cursos de Pós-Graduação, e suas atualizações, com base no Projeto Político-Pedagógico Institucional, entre outros.

No mês de abril, a Pró-Reitoria divulgou o Edital nº 01/2016 de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada convidando os professores pesquisadores vinculados ao Instituto para apresentarem projetos inovadores que proporcione a melhoria no ambiente produtivo ou pesquisas que produzam novos materiais, produtos, sistemas ou métodos. O recurso total do edital é de R$ 625.530,70 para despesas com custeio, capital e bolsas.

Texto: ASCOM IFPA
Foto: Gleyce Apollo

Confira as fotos do evento, clique AQUI.
Conheça a PROPPG, clique AQUI.
Saiba mais sobre o Edital nº 01/2016, clique AQUI.
Veja a matéria sobre o Edital nº01/2016 no IFPA Notícias, clique AQUI.