Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Asas para o Futuro oferta curso de eletricista de sistemas renováveis para mulheres
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Asas para o Futuro oferta curso de eletricista de sistemas renováveis para mulheres

  • Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2026, 08h31
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2026, 08h31
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém publicou, nessa sexta-feira, 16 de outubro, o edital para seleção de 60 estudantes para os cursos de formação inicial e continuada (FIC) de Sistemas de Energias Renováveis. A formação faz parte do programa Asas para o Futuro do Ministério de Mulheres, tem duração de três meses e garante bolsa de R$ 300,00 a matriculadas que participarem das aulas com frequência. O período de inscrição será de 19 a 20 de outubro. Curso e inscrição são gratuitos e presenciais.

O curso é destinado para mulheres com idade entre 15 e 29 anos, ribeirinhas e negras do Marajó membras de associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; mulheres com deficiência (PCD), mulheres cadastradas nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A exigência de escolaridade mínima é o Ensino Fundamental II incompleto. As alunas cumprirão a carga horária em turno presencial nos polos comunitários definidos.

Ao todo, são ofertadas 60 vagas para atender Belém, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista. As aulas serão à tarde, com início previsto para o dia 27 de novembro. Os locais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As interessadas devem preencher o formulário no ponto de oferta da sua localidade.  A classificação será pela análise do questionário do perfil socioeconômico.

Documentos Necessários para Inscrição e Matrícula

Para se inscrever, o processo é simples e não exige a entrega de cópias de documentos pessoais comuns no primeiro momento.  A candidata deve comparecer presencialmente ao local indicado e preencher o Formulário de Inscrição e Perfil Situacional / Questionário Socioeconômico (Anexo V). Caso a candidata declare possuir cadastro no CadÚnico, deficiência (PCD) ou vínculo com cooperativas/associações étnicas ou de gênero, deverá anexar o comprovante dessa condição no momento da inscrição.  

Após a publicação do resultado final e no momento da efetivação da matrícula, as candidatas convocadas deverão apresentar o original e cópia dos seguintes documentos obrigatórios:   declaração de escolaridade comprovando ter cursado o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) incompleto;   documento oficial de identificação com foto e assinatura;   CPF;   1 foto 3x4 recente;   comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias);   Certidão de Quitação Eleitoral (para maiores de 18 anos);   comprovante de vínculo com associações ou grupos étnicos/gênero, quando couber.

O resultado final da seleção, com a lista das aprovadas, será divulgado no dia 23 de outubro de 2026. O início das aulas está previsto para o dia 27 de outubro de 2026.

Local das aulas

As aulas serão presenciais e ocorrerão no Polo da Universidade Aberta do Brasil, em São Sebastião da Boa Vista. A Associação Remanescente de Quilombo de Pau Furado sediará as atividades em Salvaterra. A comunidade de Sucurijuquara abrigará o curso no distrito de Mosqueiro, em Belém. Cada uma das três localidades dispõe de 20 vagas para a formação técnica.

Após os três meses de curso, as concluintes estarão habilitas a atuar na área de energia limpa. Poderão trabalhar na instalação, montagem e manutenção de sistemas energéticos renováveis. A formação possui carga de 160 horas.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital e participe! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->