Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e ENAP realizam curso para servidores do Poder Executivo

IFPA e ENAP realizam curso para servidores do Poder Executivo

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 19h42
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 19h57

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para (IFPA) e a Escola Nacional de Administração Pública realizam, no período de 08 a 10 de agosto, no Auditório da Biblioteca do Campus Belém, curso de Gestão por Competências. Entre os objetivos da capacitação está o planejamento do mapeamento das competências, considerando o contexto organizacional no qual a instituição do servidor se encontra. Servidores públicos federais, estaduais e municipais do Poder Executivo foram selecionados para participar do evento.

A Gestão por Competências envolve aplicação correta de três elementos: conhecimentos, habilidades e atitudes. O conhecimento está relacionado ao conjunto de informações assimiladas e estruturadas pelo ser humano, que o faz entender o mundo, como é o caso da formação acadêmica; a habilidade é o saber fazer algo com o conhecimento adquirido; já a atitude está relacionada ao comportamento individual e o impacto nas relações interpessoais.

Para Suelen Monteiro, servidora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e multiplicadora do curso em Belém, a correta gestão dessas três dimensões ocasionam um impacto altamente positivo nos resultados de uma organização. “O servidor é uma peça chave para instituição, a instituição é uma engrenagem, uma máquina que precisa estar alinhada e funcionando. Cada um contribui para isso, mas primeiro a instituição precisa dizer aquilo que espera dos seus servidores” explica.

A metodologia do curso envolve exposições dialogadas e participativas, no qual o aluno interage com exemplos ilustrativos, debates, dinâmicas de grupo, além de estudo de caso com exercícios. Com a carga horária de 21 horas, o Curso Gestão por Competências visa capacitar trinta e cinco servidores que trabalham direta ou indiretamente com gestão de pessoas.

Segundo o docente do IFPA, Francisco Cavalcanti, esse tipo de iniciativa, focada em disseminar o conhecimento junto aos servidores, proporciona a melhoria na prestação do serviço. “O curso de gestão por competências soma nas nossas relações de trabalho, no sentido de que a gente compreende que é fundamental observar e desenvolver competências nos servidores para que eles exerçam com maior qualidade suas funções. Se a instituição quer oferecer um produto de qualidade para a sociedade, ela precisa ter servidores devidamente capacitados” comenta.

Parceria IFPA e ENAP

O IFPA possui a parceria com a ENAP desde de 2015, através de um Termo de Execução Descentralizada firmado entre as duas entidades. No ano passado foram realizados três cursos: Gestão e Fiscalização de Contratos, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional e Elaboração de Termo de Referência e Projetos Básicos.

A servidora Deize Gonçalves, da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação do IFPA, é uma das pessoas responsáveis pela viabilização dos cursos em Belém e vê nessa parceria, uma forma de agregar conhecimento. “Nessa conjuntura onde todos estão juntos no mesmo momento, isso se torna muito importante porque cada um traz um aprendizado, cada um traz uma vivência e isso faz com que a turma que está se capacitando, ela se torne cheia de experiências” diz.

Informe-se sobre os cursos, clique AQUI.
Veja as fotos do evento. Clique AQUI.