Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza curso de segurança do trabalho

IFPA realiza curso de segurança do trabalho

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 14h09
  • Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 20h15

A Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), está realizando mais um evento em prol da segurança do trabalho no Instituto, é o curso "Práticas de vigilância em Segurança e Saúde do Servidor Público Federal", cuja programação teve início hoje (01) e segue até amanhã (02), no Campus Belém. O evento conta com a participação de servidores do Poder Executivo Federal que laboram na área de segurança e saúde do trabalho.

A programação é composta por palestras e um treinamento. No primeiro dia o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcel Amorim, vai palestrar a respeito do tema “Gestão de Segurança do Trabalho”, pela parte da tarde, será a vez de discutir Insalubridade e Periculosidade. Já no segundo dia de evento, haverá um treinamento para o novo módulo de concessão dos adicionais ocupacionais.

A Engenheira de Segurança do Trabalho do IFPA, Cláudia Canto, organizou o evento e destaca que a troca de experiências será de grande importância para os servidores do Instituto. “O objetivo principal desse curso é trazer ações práticas de vigilância e segurança e saúde do servidor público, pra que possa haver troca de experiências profissionais e agregar maior conhecimento pro nosso ambiente de trabalho. O maior benefício é a troca de experiência, porque o palestrante vai trazer experiência da UFRN, de como ocorrem as práticas de vigilância, as ações, como são organizadas lá, para buscarmos trazer pra cá, pro nosso IF”, explica.

Foi essa troca de experiências que chamou a atenção da servidora do IFPA, Tuani Ladeira, ela já conhecia o trabalho do Engenheiro Marcel Amorim e viu no curso uma oportunidade de aprender ainda mais e aplicar os novos conhecimentos no Instituto. “O curso está super interessante, porque a gente vai trocando informações de como que ele trabalha lá na UFRN, como a gente faz aqui, como pode melhorar. Vai contribuir bastante da rotina de trabalho, principalmente na questão da vigilância”, destaca.

Ao todo, foram 35 vagas distribuídas entre servidores de instituições como IFPA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dentre outras. Voltado para servidores públicos do poder executivo federal, o curso contou com a participação de profissionais de diversos cargos da área, como engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, enfermeiras, médicas e técnicos em laboratório.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA
Fotos: Jasmine Amaral | ASCOM IFPA