Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > CNPq abre chamada para Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CNPq abre chamada para Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Os pesquisadores interessados devem apresentar propostas até 31 de julho

  • Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 15h47
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 15h50

 

O Instituto Federal do Pará, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), divulga a chamada nº 09/2018, publicada no Diário Oficial da União e na página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no dia 9 de maio. A chamada visa selecionar propostas para receber financiamento por meio de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), mensalidades e demais benefícios previstos na chamada. Os pesquisadores interessados deverão consultar as normas que regulam a concessão de bolsa PQ. As inscrições estão abertas até 31 de julho de 2018.

 

Para submeter a proposta, o pesquisador precisa ter título de doutor ou ser livre docente e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

 

Serão concedidas bolsas em todas as áreas do conhecimento: Artes, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Administração, Contabilidade, Economia, Agronomia, Ciência, Tecnologia de Alimentos, Aquicultura, Recursos Pesqueiros, Biotecnologia, Botânica, Engenharia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciências Ambientais, Ciência da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Engenharias Elétrica e Biomédica, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Oceânica e Aeroespacial, Energia Nuclear, Energia Renovável e Planejamento Energético.

 

Bolsa PQ

De acordo com a Chamada, a bolsa PQ busca reconhecer a contribuição dos pesquisadores para sua área de conhecimento. Identificar os que são líderes em seu campo de atuação e destaque entre seus pares. Foi criada em 2005 como uma categoria de bolsa PQ e, a partir de 2011, se tornou uma modalidade de bolsa independente que é destinada àqueles que já foram bolsistas PQ ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nos níveis 1 A ou 1 B por no mínimo 15 anos, consecutivos ou não.

 

Leia a chamada aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página