Página inicial > Últimas Notícias > IFPA publica editais para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

IFPA publica editais para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

• Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 14h34
  • Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 12h00

O IFPA conseguiu aprovar, por meio dos editais 06 e 07/2018 da CAPES, 617 cotas de bolsas para seus estudantes de licenciatura, referentes ao Programa de Residência Pedagógica e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Serão 353 bolsas para o PIBID e 264 bolsas para a Residência Pedagógica, que contemplarão estudantes de 14 cursos de licenciatura de 6 campi do IFPA.

As bolsas terão vigência de 18 meses, a partir de agosto de 2018 até janeiro de 2020, no valor de 400,00 reais. Além dos estudantes bolsistas, também haverá a participação de estudantes não-bolsistas nos programas. A carga horária do PIBID e da Residência Pedagógica corresponderá, respectivamente, no todo ou em parte, à carga horária da prática como componente curricular e ao estágio curricular supervisionado, e serão certificadas pelo IFPA.

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa. O PIBID atenderá aos estudantes matriculados na primeira metade dos cursos de licenciatura, compreendidos como aqueles que tenham cursado até 60% do curso ou estejam matriculados do 1º ao 4º semestre.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. O Programa de Residência Pedagógica é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura que tenham cursado 50% do curso ou que estejam matriculados a partir do 5º semestre.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

Editais de Seleção de bolsistas e não-bolsistas para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

Para participar dos editais, o estudante deverá cadastrar seu currículo na Plataforma Freire e efetuar sua inscrição em um dos seguintes sites:

Para se inscrever

ao Programa de Residência Pedagógica:                                                   Para se inscrever ao PIBID:

Confira o Manual de Acesso ao Usuário à Plataforma Freire aqui

As inscrições iniciam no dia 05 e finalizam no dia 17 de junho de 2018. Dúvidas podem ser dirimidas através dos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Pró-Reitoria de Ensino do IFPA

Confira os editais: