Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFPA participam de curso sobre SIAFI

Servidores do IFPA participam de curso sobre SIAFI

• Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 21h44
  • Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 22h48

Começou hoje o curso de operação do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) com Contas a Pagar e a Receber (CPR), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em parceria com Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (ESAF). Voltado para servidores do IFPA, o curso tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos para operação do SIAFI, compreendendo a nova dinâmica e as mudanças funcionais associadas à correta execução orçamentária e financeira no Sistema.

Para Rodrigo Riomar, administrador no Campus Abaetetuba, o curso veio em um momento muito oportuno. “O curso de SIAFI operacional surgiu em boa hora porque lá no campus Abaetetuba está tendo movimentação nos setores e eu estou como substituto da avaliação de gestão financeira, então isso está sendo exatamente no momento correto, para a gente poder trabalhar da melhor forma possível com o SIAFI”, conta o administrador.

O servidor ainda destaca a importância de cursos como esse para o Instituto. “É de fundamental importância que tenha, periodicamente, vários cursos, em vários setores diferentes, não só pelo SIAFI, mas também pra DGP, pra planejamento, análise de risco, todos esses cursos que são disponibilizados pelo IFPA, pra gente, são importantíssimos pro desempenho da nossa função”, afirma Riomar.

O curso de SIAFI não era ofertado desde o ano de 2014 e veio para suprir uma demanda dos novos técnicos administrativos. “Esse curso é muito importante na administração pública e como nós estamos com servidores novos, de novos concursos, ele é muito importante pra que todos sigam realmente o que tem que ser feito e assim evitar transtornos com as fiscalizações”, explica a Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação da Diretoria de Gestão de Pessoas (CDA/DGP), Deize Freire.

Com uma carga horária de 32 horas, o curso segue até o dia 08 de junho, sempre das 8h da manhã às 17h. A capacitação busca elucidar todos os processos que constituem o Sistema, procurando explicar o porquê da cada passo. “É muito importante investir em capacitação, porque quando você chega no serviço público, a pessoa que já está lá te ensina a fazer, te ensina a operacionalizar no Sistema, mas dificilmente as pessoas entendem o processo de execução da despesa, então a capacitação que está sendo feita é para que as pessoas passem a ler e entender o que é a informação que está sendo alimentada no Sistema, a entender aquele monte de número, aquele monte de informação que ele está colocando no Sistema, então essa é a importância dessa capacitação, conhecer todo o processo orçamentário e entender o que é que está sendo feito”, explica a ministrante do curso, Shirley Ohashi, que também atua como servidora da Receita Federal.

Esse é o primeiro dos cursos que o IFPA ofertará esse semestre, em parceria com a ESAF. Todas as capacitações foram pensadas de acordo com as necessidades dos servidores do IFPA, a ESAF adapta os cursos previamente formatados a fim de atender à realidade da Instituição. “O diferencial da ESAF é justamente esse, buscar atender a necessidade do órgão, então não adianta a gente fazer um curso fechado, com aquele conteúdo pronto, porque nem sempre vai atender, a gente procura sempre formatar junto com o pessoal do RH do órgão, que eles vejam a necessidade dos servidores pra gente poder ajustar com o instrutor”, explica a Assistente Administrativa do Setor de Capacitação da ESAF, Deidiane Magalhães.

No caso do IFPA, o curso foi adaptado para trazer uma variada gama de informações, a fim de oferecer uma capacitação ainda mais completa. “Foi um curso personalizado, porque nós temos o curso de SIAFI, só que ele já entra em conceitos básicos e aplicabilidade pro Sistema, o ifpa demandou conhecimentos que vão mais além, conhecimentos importantíssimos pra quem trabalha na área orçamentária financeira, é um curso bem personalizado e bem completo, no nível mesmo que as pessoas precisam, porque você precisa conhecer pra poder fazer e agora eles vão estar capacitados pra fazer um bom trabalho, entendendo o que estão fazendo e não somente reproduzindo o que outras pessoas já fazem”, conta Shirley Ohashi.

Além do curso SIAFI, a parceria entre IFPA e Esaf ofertará um total de seis capacitações ao longo do semestre. Ainda no mês de junho haverá curso de “Gestão de Materiais, Compras, Serviços e Patrimônio da Administração Pública’, em julho a capacitação será em “Depreciação e outros Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública”, no mês de agosto será possível aprender sobre “Sistema de Concessão de Diárias e Passagens” e “Sistema de Registro de Preços”, o mês de setembro trará uma formação em “Fiscalização de Contratos de Obras II” e os cursos encerram em novembro, com “Repactuação, Planilha de Custos e Formação de Preços”.

Texto: Lívea Colares - IFPA ASCOM Reitoria