Página inicial > Últimas Notícias > III Encontro das equipes de assistência estudantil discute saúde mental e assédio sexual

• Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 16h55
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h00

Nos dias 21 e 22, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou a terceira edição do Encontro das Equipes de Assistência Estudantil do IFPA. Com o tema “Assistência Estudantil para além da concessão de auxílios: ressignificações de olhares e vivências”, o evento aconteceu no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD) e reuniu servidores dos campi de Ananindeua, Belém, Castanhal, Abaetetuba, Bragança, Breves, Marabá Rural, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Óbidos e Cametá.

Foram dois dias de palestras e mesa redonda, com o objetivo de reunir as equipes da assistência estudantil para socializar as vivências laborais desenvolvidas nos campi e refletir sobre questões latentes que estão para além da concessão de auxílios e que integram o cotidiano da vida educacional dos discentes, como saúde mental, assédio e abuso sexual. O Encontro também teve transmissão online, viabilizando a participação de quem não pôde estar presente.

O primeiro dia de Encontro teve início com uma palestra sobre “A importância da Assistência Estudantil nos Institutos Federais: aprendizados coletivos e práticas continuadas de acolhimento e permanência”, ministrada pela Diretora de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Girlane Bondan. Pela parte da tarde, foi a vez da Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Aline Beckmann, falar sobre “A saúde mental dos discentes: ações preventivas e acompanhamentos”, o dia encerrou com a mesa redonda “A garantia das individualidades identitárias profissionais no trabalho multidisciplinar da equipe de assistência estudantil: limitações e possibilidades”.

O segundo dia de evento trouxe uma palestra sobre “O abuso e assédio sexual no contexto educacional: ações preventivas, tratamento e responsabilizações”, ministrada pela chefa da Procuradoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Diana Azin. Na ocasião, foi lançada a campanha institucional “Respeito é bom e eu gosto!”, de combate e prevenção de assédio sexual no Instituto.

Para a Chefe do Setor Psicossocial do Campus Tucuruí, Vivian Viana, o Encontro trouxe temas de grande importância. “Muito relevante a escolha do tema, a questão do assédio sexual, a questão do suicídio, são temas que realmente tão vindo ao encontro das necessidades dos campi, eu falo por conta da vivência que a gente tem em Tucuruí, a gente vive exatamente essa realidade. Nós tivemos um caso, ano passado, de uma aluna que se suicidou e depois desse alerta a gente tem tido um trabalho efetivo, na prevenção, no combate do suicídio, as palestras realmente estão vindo satisfazer todas as nossas ansiedades” destacou.

Vivian Viana ainda conta que pretende levar essas discussões ao Campus em que atua. “A gente está pensando, articulando, de reformular essas palestras e apresentá-las aos docentes e também aos alunos. Nós já temos o plano de levar a palestra de assédio sexual para os docentes na jornada pedagógica e também a do suicídio, por conta dos professores estarem mais próximos dos alunos e poderem ser essa ponte entre o setor psicossocial e o discente”.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

Fotos: Héden Franco | ASCOM IFPA Reitoria