Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Prosel Unificado 2019.1
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prosel Unificado 2019.1

  • Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 21h16
  • Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 14h06
  • Acessos: 238794
imagem sem descrição.

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está com inscrições abertas para do Processo Seletivo (PROSEL) Unificado, para cursos técnicos subsequentes e integrados ao nível médio. Onze campi estão participando do processo que pretende selecionar novos alunos para os cursos ofertados. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro e possuem taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). Aos candidatos oriundos de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico), nos termos da legislação, será concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Ao todo, são 3.035 vagas distribuídas entre 79 cursos para o ano letivo de 2019. A seleção será por meio de prova objetiva de múltipla escolha. Os cursos serão ofertados em duas modalidades, na integrada, a educação profissional é cursada simultaneamente ao ensino médio e tem duração de três anos a três anos e meio. Já a modalidade subsequente é voltada para quem já concluiu o ensino médio e cursará apenas as disciplinas do currículo profissional, nesse caso, a duração varia de um a dois anos, dependendo do curso escolhido.

Os campi que participam do PROSEL Unificado 2019.1, são: Abaetetuba, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Paragominas e Tucuruí.

 

Acesse o edital e seus anexos aqui.


 

Conheça mais sobre cursos ofertados e suas características nos  Cadernos de Cursos.

 

Caderno de Cursos ABAETETUBA

Caderno de Cursos BELÉM

Caderno de Cursos BRAGANÇA

Caderno de Cursos BREVES

Caderno de Cursos CAMETÁ

Caderno de Cursos CASTANHAL

Caderno de Cursos ITAITUBA

Caderno de Cursos MARABÁ INDUSTRIAL

Caderno de Cursos MARABÁ RURAL

Caderno de Cursos PARAGOMINAS

Caderno de Cursos TUCURUÍ

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abrirá a partir de amanhã (18) as inscrições do Processo Seletivo (PROSEL) Unificado, para cursos técnicos subsequentes e integrados ao nível médio. Onze campi estão participando do processo que pretende selecionar novos alunos para os cursos ofertados. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro e possuem taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). Aos candidatos oriundos de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico), nos termos da legislação, será concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Ao todo, são 3.035 vagas distribuídas entre 79 cursos para o ano letivo de 2019. A seleção será por meio de prova objetiva de múltipla escolha. Os cursos serão ofertados em duas modalidades, na integrada, a educação profissional é cursada simultaneamente ao ensino médio e tem duração de três anos a três anos e meio. Já a modalidade subsequente é voltada para quem já concluiu o ensino médio e cursará apenas as disciplinas do currículo profissional, nesse caso, a duração varia de um a dois anos, dependendo do curso escolhido.

Considera-se concluinte do ensino médio o candidato que fez o ensino médio de maneira regular, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenha sido certificado pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ENCCEJA, ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino.

Considerando a política inclusiva para educação pública, o PROSEL Unificado do IFPA está de acordo com a legislação vigente para cotas, e também reserva vagas para ações afirmativas.

Para todas as vagas e cursos, a inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página www.ifpa.edu.br ou www.concursos.ifpa.edu.br.

 

Abaetetuba

O Campus Abaetetuba está ofertando 380 vagas pra os cursos técnicos. Na modalidade integrada os cursos oferecidos são os de Manutenção e Suporte em Informática, Informática, Mecânica e Meio Ambiente. O campus também oferta, na modalidade subsequente, os cursos de Aquicultura, Pesca, Edificações, Segurança do Trabalho, Informática e Meio Ambiente.

 

Belém

O IFPA Campus Belém está ofertando 945 vagas em cursos técnicos, sendo 410 na modalidade integrada, distribuídas entre os cursos de Agrimensura, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Eventos, Mecânica, Mineração, Química, Saneamento e Telecomunicações. E 535 vagas na modalidade subsequente para os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Eletrotécnica, Estradas, Eventos, Geodésia e Cartografia, Guia de Turismo, Hospedagem, Mecânica, Metalurgia, Mineração, Pesca, Química, Saneamento e Segurança do Trabalho.

 

Bragança

O Campus Bragança abre inscrições para 120 vagas nos cursos técnicos em Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas e Edificações, na modalidade integrada. Mais 120 vagas nos cursos técnicos de Pesca, Agropecuária e Eventos, na modalidade subsequente. Totalizando a oferta de 240 vagas.

 

Breves

O Campus Breves está ofertando 160 vagas para os cursos técnicos de Informática, na modalidade integrada, e Agropecuária, Edificações e Meio Ambiente, na modalidade subsequente.

 

Cametá

O Campus Cametá está ofertando 40 vagas para o curso técnico de Informática, na modalidade integrada.

 

Castanhal

O IFPA Campus Castanhal está disponibilizando 420 vagas em cursos técnicos, sendo 155 vagas na modalidade integrada, distribuídas entre os cursos de Informática e Agropecuária. Já na modalidade subsequente oferece 265 vagas nos cursos de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Florestas.

 

Itaituba

O Campus Itaituba está ofertando 120 vagas para os cursos técnicos de Informática e Edificações, na modalidade integrada, e Agroecologia na modalidade subsequente.

 

Marabá Industrial

O Campus Marabá Industrial está disponibilizando 240 vagas, na modalidade subsequente, para os cursos de Agrimensura, Automação Industrial, Mecânica, Edificações, Química e Metalurgia.

 

Marabá Rural

O Campus Marabá Rural está ofertando 80 vagas para o curso técnico de Agropecuária, na modalidade integrada.

 

Paragominas

O Campus Paragominas está disponibilizando 200 vagas para cursos técnicos, sendo 120 para os cursos de Informática e Meio Ambiente, na modalidade integrada, e 80 vagas para os cursos de Redes de Computadores e Administração, na modalidade subsequente.

 

Tucuruí

O Campus Tucuruí está ofertando 210 vagas, todas na modalidade integrada, para os cursos técnicos em Agrimensura, Edificações, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Saneamento.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página