Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | III Simit: Talk Show discute pesquisa e inovação no IFPA

SICTI & SIMIT 2018 | III Simit: Talk Show discute pesquisa e inovação no IFPA

• Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 11h35
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h54

“A prática da pesquisa aplicada e Inovação no IFPA”, esse foi o tema do Talk Show realizado na última quarta-feira (19), dentro da programação do III Simpósio de Inovação Tecnológica (Simit) do Instituto Federal do Pará (IFPA). O bate-papo contou com a presença dos palestrantes Luane Vieira, Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPG) e de Diego Smith, Professor Me. do Campus de Itaituba.

Quem abriu o Talk Show foi Diego Smith, que palestrou sobre a pesquisa aplicada e inovação na área de Tecnologia da Informação. O Professor trouxe o conceito de inovação tecnológica, que se constitui por uma invenção, adaptação, mudança e evolução da atual tecnologia, melhorando e facilitando a vida e o trabalho das pessoas.Ele também frisou a diferença entre invenção e inovação, explicando que o primeiro se trata de uma criação de processo, técnica ou produto, enquanto que a inovação é a efetiva aplicação prática de uma invenção. Para finalizar, Diego apresentou cases que acontecem nos Campi e os resultados do que vem sendo desenvolvido, como o caso da Cooperativa de táxis de Irituia.

Em seguida foi a vez da Coordenadora do Nit, Luane Vieira, explanar sobre proteção da inovação e propriedade intelectual. Luane trouxe o conceito e as legislações que regulamentam a propriedade intelectual em âmbito nacional e internacional. A Coordenadora também falou sobre direito autoral e destacou que o fato de criar e publicar já é uma proteção, porém o direito autoral não protege ideias, procedimentos normativos, sistemas e métodos, por exemplo. Ela ainda elencou as instituições onde é possível fazer o registro de obras.

Outro tema discutido pela palestrante foi o registro de patentes. Luane explicou que patente é um título legal que documenta e legitima, temporariamente, o direito do titular de uma invenção ou de um modelo de utilidade. A Coordenadora indicou, passo a passo, como obter uma patente e informou que o IFPA ajuda e paga todos os custos do processo de patente para professores e alunos, sendo que, caso haja interesse de comercialização, um terço fica com o pesquisador, outro terço fica para o Instituto Federal e o outro fica no Campus.

Apesar de ser voltado para os participantes do Simit, o Talk Show também era aberto aos estudantes inscritos no X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti). O tema do evento chamou a atenção dos alunos de Aquicultura do Campus Vigia, Carla Maciel e Kleberson Monteiro. “Nós somos alunos, mas achamos interessante o tema da palestra, então a gente parou para assistir e a gente está achando muito interessante, pois fez a gente conhecer mais sobre autoria, que é algo que não tínhamos muita noção, mas que utilizamos também no nosso curso”, contou a estudante. Além do tema, o formato de bate-papo também chamou atenção dos discentes, “A gente está conseguindo aprender muito e esse formato de debate é bem atrativo para nós”, destacou Kleberson Monteiro.

O III Simit ocorre simultaneamente ao X Sicti e tem por finalidade o debate e a troca de experiências entre os ambientes de Inovação do IFPA, bem como apresentar à comunidade as inovações desenvolvidas nos Grupos de Pesquisa da Instituição no âmbito social, educacional e tecnológico.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria