Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | IFPA ofertará curso em Canaã dos Carajás

SICTI & SIMIT 2018 | IFPA ofertará curso em Canaã dos Carajás

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h21
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h57

Instituto celebra acordo de cooperação técnica para ampliar vagas e ofertar curso de Especialização em Docência

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha, na manhã da última quinta-feira, 20 de setembro, firmou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás para implementar ações conjuntas que assegurem a oferta do curso de Especialização em Docência para a Educação Científica, Profissional e Tecnológica. A assinatura ocorreu no Auditório do IFPA campus Parauapebas, em momento paralelo aos eventos do X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti).

Na presença dos servidores e alunos do IFPA, a imprensa local e a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, o acordo foi assinado pelo Reitor Cláudio Alex, o Diretor Geral do IFPA campus Parauapebas, Rubens Chaves Rodrigues e o prefeito Municipal de Canaã, Jeová Gonçalves Andrade. “Este ato permite dar a legalidade necessária para que a oferta de cursos comece a ser realizada pelo IFPA Campus Parauapebas aos munícipes de Canaã dos Carajás. A partir do ano que vem, está previsto a oferta de formações técnicas profissionalizantes. Com isso ampliamos nosso raio de atuação, além dos 18 municípios, o Instituto atua em pelo menos 40 municípios com algum tipo de ação, quer seja com cursos presenciais, quer seja com cursos de Educação a distância através de nossos programas como a Rede E-TecBrasil, MedioTec, além dos cursos regulares que ofertamos fora das sedes dos campi”, esclarece o Reitor do IFPA, Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha.

Cláudio Alex parabenizou o prefeito e a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás pelo compromisso e interesse em acolher o IFPA na região. “Tudo isso só será possível se as duas partes trabalharem efetivamente para a execução desse projeto. O espaço é apropriado e bonito, me comprometo a comparecer na inauguração. Essa parceria ser firmada durante o SICTI traz mais brilho para o evento. Agradecemos ao Diretor do Campus Parauapebas, Rubens, e a toda a equipe da Prefeitura de Canaã dos Carajás engajada para tornar este projeto realidade”.

A Prefeitura de Canaã fornecerá o espaço físico, dois agentes administrativos, laboratório de informática, alimentação e locomoção para os alunos em período de atividades laboratoriais  na sede do IFPA em Parauapebas,  estadia, alimentação e transporte para os professores de acordo com a demanda.

“São mais de 70 mil alunos no município de Canaã Carajás, e, aproximadamente, dois mil estudando fora para cursar o nível superior, sendo 500 só em Parauapebas. Este contrato com o IFPA é uma política de levar o ensino superior público e presencial para Canaã. Queremos manter lá nossos estudantes e atrair outros das cidades da região. Para realizar este objetivo, já temos uma área que, num futuro próximo, poderá ser cedida para a instalação do IFPA. Por hora disponibilizamos o Centro de Formação que fica na Avenida Pioneiro, no qual há três salas de aula, um gabinete e os banheiros, enfim, tudo equipado. É um local provisório. Vamos correr em busca de parcerias para construir o prédio próprio do Instituto Federal lá”, esclareceu o Secretário Municipal de Educação, Edimilson Peixoto.

“Precisamos ofertar oportunidade das pessoas se habilitarem, se capacitarem, ter acesso à educação superior no nosso município, para dar continuidade ao processo de educação que temos lá. Este acordo é um compromisso voltado a atender a função social da Secretaria Municipal de Educação. O IFPA foi escolhido por ser uma instituição que a gente conhece a seriedade, a qualidade do trabalho, a expertise que tem para a formação de jovens e inserção do jovem no mercado de trabalho”, ressaltou a técnica articuladora da educação superior na Secretaria Municipal de Educação do Município de Canaã dos Carajás, Leozilda Rodrigues.

“Este é o primeiro passo, tornar Canaã dos Carajás um polo universitário. Com este contrato, estamos oferecendo as estruturas de nosso município e o apoio financeiro para o IFPA atender nossos alunos lá em Canaã dos Carajás. Com isso, queremos criar condições para que nossos jovens não precisem sair de nossa cidade para estudar”, ressaltou o prefeito de Canãa dos Carajás ao falar da alegria de pegar a caneta para assinar esta parceria com o IFPA.

De acordo com a direção do Campus, em outubro já começam os preparativos para a oferta do curso de especialização. “Estamos muito felizes com esta parceria com Canaã dos Carajás. Nós sempre buscamos esta parceria. Hoje, tudo isso é resultado do trabalho de nossa equipe, com o apoio do Reitor do IFPA. No mês de outubro pretendemos lançar o edital do curso de Especialização em Docência. Para o início de 2019, pretendemos abrir o processo para lançar os cursos de Mecânica, Eletroeletrônica, Automação Industrial e Máquinas pesadas, atendendo ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Ou seja, colocar toda a expertise no nosso Campus em Parauapebas disponibilizando em Canãa dos Carajás”, adiantou o Diretor Geral do Campus Parauapebas, Rubens Chaves Rodrigues .

Texto: ASCOM IFPA Reitoria