Página inicial > Últimas Notícias > IFPA é o vencedor da região Norte | Prêmio Resposta para o Amanhã

IFPA é o vencedor da região Norte | Prêmio Resposta para o Amanhã

• Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 02h22
  • Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 02h23

Tecnologia assistiva desenvolvida por professora e alunos do Campus Belém é escolhida, pelo júri popular, como a melhor da região Norte participando da 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

O projeto “Tecnologia Assistiva: construção de tecnologias educacionais táteis por prototipagem 3D para jovens e adultos cegos e de baixa visão” foi eleito pelo voto popular como o melhor dos cinco projetos escolhidos para representar a Região Norte no Prêmio Resposta para o Amanhã. O prêmio é organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) que busca divulgar as tecnologias desenvolvidas por professores e alunos de escolas públicas para resolver os problemas da comunidade em que vivem.

A tecnologia foi desenvolvida pela professora Elza Monteiro Leão Filha e seus alunos do 3º ano do Curso Técnico de Mecânica (I208 3TL). O trabalho será contemplado com um notebook e o Selo digital de Vencedor Regional por ter ficado entre os 25 finalistas da primeira etapa do Programa. Com a vitória advinda do voto dos internautas, nesta segunda etapa, a pesquisa receberá o Troféu de Vencedor pelo Júri Popular.

A professora e os alunos aperfeiçoaram uma tecnologia já existente, a reglete positiva, instrumento utilizado no braille. “O nosso projeto criou celas unitárias a partir de um material mais resistente e aperfeiçoou os cilindros em alto relevo (dando formato de esfera e evitando o corte do papel)”, explica professora Elza.

Saiba mais sobre o prêmio, o projeto, a professora e os alunos envolvidos no desenvolvimento da tecnologia: http://belem.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/1385-professora-do-ifpa-campus-belem-e-finalista-em-premio-nacional