Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Pesar | Horacio Schneider

Nota de Pesar | Horacio Schneider

• Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 18h43
  • Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 18h54

O Instituto Federal do Pará (IFPA) vem a público externar profundo pesar pelo falecimento do Professor da Universidade Federal do Pará Horacio Schneider, ocorrido hoje, 27 de setembro, em fortaleza.

Horacio Schneider deixa um legado ético e intelectual de valor inestimável, que certamente inspirará as gerações futuras de pesquisadores amazônidas.

Trajetória acadêmica

Horacio Schneider exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de Reitor em exercício, Vice-Reitor, Pró-Reitor de Planejamento e Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança, sempre acumulando o respeito e o carinho de toda a comunidade.

Na atual gestão, exerceu a função de Pró-Reitor de Relações Internacionais e colaborou com diversos projetos estruturantes para a UFPA. Formou várias gerações de pesquisadores e contribuiu para a nucleação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia.  Foi laureado com a Comenda Grão Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional. Presidiu a Sociedade Brasileira de Genética e a Sociedade Brasileira de Primatologia. Integrou o Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq e Professor Titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA.

Velório

O velório será realizado a partir das 9h de amanhã, sexta-feira, 28/09, no Memorial Max Domini (Av. José Bonifácio, 1550).