Página inicial > Últimas Notícias > IFPA conquista o 1º lugar em seis modalidades no JIFEN

IFPA conquista o 1º lugar em seis modalidades no JIFEN

Dos 100 atletas que participaram da competição em Manaus, 32 garantiram vagas para próxima fase, que ocorre em outubro

• Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 20h51
  • Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 17h22

O Instituto Federal do Pará (IFPA), pelo segundo ano consecutivo, conquistou o maior número de medalhas de ouro dos Jogos dos Institutos Federais Etapa Norte (JIFs). O evento foi sediado e organizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em Manaus, no período de 23 a 30 de agosto. O desempenho dos atletas do IFPA garantiu a classificação para a Etapa Nacional dos JIFS em seis das onze modalidades da competição: handebol, judô, natação, atletismo, basquete e vôlei de praia. A próxima etapa, a nacional dos JIFs, ocorre em Fortaleza, de 16 a 21 de outubro.

No atletismo feminino, Kerool Yallys Ramos da Silva fez o melhor salto em distância da competição, 4,60 m, o que lhe garantiu a medalha de ouro e a vaga para a Etapa Nacional. Kerool repetiu o feito no salto em altura, fez 1,40m, conquistou mais um ouro e mais outra vaga para a nacional. A equipe de atletismo feminino do IFPA ficou em terceiro lugar na competição, somando 57 pontos.

No atletismo masculino, corrida de 400 m rasos, Calos André Lagóia da Silva conquistou a prata ao fazer o segundo melhor tempo. No salto a distância, Rony Dalton Almeida de Andrade garantiu o bronze, fez o terceiro melhor alcance, saltando 6,22 m. No revezamento, 4x400m rasos, a equipe composta pelos atletas do IFPA (Aluizio Ferreira da Silva, Carlos André Lagoia da Silva, Jackson Alexandre de Souza Machado, Rony Dalton Almeida de Andrade) conquistou a prata. A sintonia entre os corredores ajudou a garantir o segundo menor tempo, 3’57’’3. A equipe masculina de atletismo do IFPA também assegurou o 3 º lugar somando 82 pontos.

No basquete, a equipe masculina do IFPA trabalhou bem as vantagens, garantiu o ouro e a vaga para a etapa nacional do JIFs, fez 69 a 48 pontos sobre o IF do Tocantins. No futebol masculino, o IFPA ficou em segundo lugar, assegurou a prata na disputa com o IF Amazonas, por 2 a 1.

No futsal feminino, o IFPA trabalhou a bola dentro de quadra, mas o IF Amazonas, em casa e com o apoio da torcida, foi melhor, final 2x0 para IF Amazonas. IFPA ficou com a prata. No futsal masculino, as dificuldades foram ainda maiores, o IF Acre conquistou o ouro, o IF Amazonas teve que se contentar com a prata. O IFPA trouxe o bronze.

No handebol feminino, o IFPA fez a alegria dos colegas e técnicos, trabalhou bem as estratégias, trouxe o ouro e garantiu a vaga para a Etapa Nacional. O empenho em quadra dos jogadores do handebol masculino também foi grande, os adversários deram trabalho, o IFPA garantiu a prata.

Na natação, com Silvana Magno, o IFPA conquistou o 1º lugar no 50m livre e o 1º lugar no 100m livre, trouxe 2 ouros. No 100m borboleta e no 50m borboleta, Camila dos Santos garantiu dois ouro. Na modalidade masculina, no 100m borboleta, o destaque foi de João Pedro Ribeiro Botelho, que garantiu o ouro ao realizar o percurso no menor tempo 1’05’’99. João também ficou com o ouro no 50m borboleta. Na classificação final por equipes, a equipe feminina ficou em segundo lugar, com 43 pontos e a masculina em terceiro, com 36 pontos.

O voleibol feminino do IFPA ficou em 4º lugar. O voleibol masculino, em disputa pelo ouro com o IFTO, garantiu a prata.

A equipe vôlei de praia feminino foi com tudo e trouxe para o IFPA o ouro e garantiu a vaga para a Etapa Nacional ao vencer o IF Rondônia. Placar final, IFPA 2 x 1 IF Rondônia. O desempenho da equipe masculina de vôlei de praia garantiu o bronze.

No tênis de mesa, na competição por Equipes masculinas, Fábio Dias e João Pereira se dedicaram, conquistaram o terceiro lugar e garantiram o bronze.

No judô, sub-18, masculino, ligeiro – 55kg, o campeão foi Luiz Guilherme Silva; no meio-leve – 60kg, foi Paulo Eduardo; no leve – 66kg, foi Flávio William Silva; e  no pesado +90kg, o vitorioso foi João Victor. Cada um dos quatro trouxe a medalha de ouro e a tão almejada vaga em sua categoria para participar da etapa Nacional.

A equipe de handebol sagrou-se campeã com a participação de atletas dos campi do IFPA de Abaetetuba, Belém e Tucuruí.

A equipe de judô do IFPA foi composta por atletas dos campi de Bragança, Paraupebas e Tucuruí atentos às orientações do professor João Fecury do IFPA campus Ananindeua. Fecury foi, também, quem acompanhou os campeões da natação nesta edição da competição regional. O atletismo feminino, nas três modalidades (altura, distância e triplo) conquistou classificação sob a coordenação da professor Kley Wanzeler. E o time de vôlei de praia feminino conquistou a vaga para a etapa nacional sob o comando do professor de Educação Física Afonso de Ligory.

Dos 100 atletas, que participaram da etapa norte dos JIFs em Manaus, 32 garantiram vagas para participar da etapa nacional. Os treinos continuam intensos até outubro, quando ocorre a competição em Fortaleza no Ceará, entre os dias 16 a 21.

Lista dos integrantes da equipe técnica do IFPA que participaram do JIFEN 2018

Campus Abaetetuba: Josiane Moraes