Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza o VI Fordap

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 18h12
  • Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 18h13

Pró-reitoria reúne os Diretores de Administração e Planejamento dos Campi

A Pró-reitoria de Administração (Proad) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou, nos dias 26 e 27, o VI Fórum de Diretores de Administração e Planejamento (Fordap) do IFPA. Participaram do evento os representantes de 16 campi: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.

O início do VI Fordap coincidiu com a reunião do Conselho Superior do IFPA (Consup), na Reitoria, e por este motivo, começou lá no auditório do IFPA campus Belém. E, o segundo dia, continuou no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD) na Reitoria.

“Lá no Campus Belém, recebemos o visita do Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar de temas relevantes para a administração do IFPA, esclarecendo como o TCU trabalha. Tivemos a oportunidade de observar os nossos números frente às análises que o TCU desenvolve nos diversos órgãos, apontando onde devemos melhorar e onde estamos bem. Tratamos, também, sobre a inovação em nossos contratos, para buscar modernizar e baixar custos”, explicou o Pró-reitor de Administração, Danilson Costa.

No segundo dia do VI Fordap, com a presença do Reitor, os diretores e a Proad trataram de temas sobre questões orçamentárias e patrimoniais. Dada a necessidade de manter atualizados os cadastros de bens e imóveis dos campi e Reitoria o evento contou com a presença dos técnicos da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Pará (SPU), órgão membro da Secretaria do Planejamento da União do Ministério do Planejamento, para sanar possíveis dúvidas. “A gente recebeu, também, a SPU para tratar sobre o nosso patrimônio. A atualização dos dados é importante para que sejam incorporados os valores atualizados na contabilidade. Como temos muitas obras novas, vários prédios sendo concluídos e imóveis que recebemos em doação, a gente precisa do apoio dos técnicos da Superintendia para fazer esta atualização da forma correta”.

A Diretora de Administração e Planejamento do IFPA campus Belém, Regina Glória Pinheiro de Oliveira Silveira, ressaltou que o VI Fordap foi importante para se discutir diversos assuntos inerentes ao bom andamento da administração, tais como a Execução Orçamentária de 2018 e a Matriz Orçamentária de 2019. “Ontem, no Campus Belém, vimos sobre a Vigilância Patrimonial. Hoje vimos sobre as questões patrimoniais de móveis e imóveis. Com estas discussões e informações, partir de agora, poderemos tomar várias providências para dar continuidade à regularização de nossas documentações”.

O Técnico do Planejamento do Ministério do Planejamento, Jáder Ferraro Carvalho explica que este diálogo com os Diretores de Administração do IFPA foi fundamental para gerar celeridade na regularização. “Conversando e explicando todos os documentos necessários, o processo vai mais organizado, arrumado e se erra menos. Quanto mais completa a documentação, que inclui o registro, planta e avaliação do terreno em nome do IFPA, bem como a planta e avaliação da benfeitoria, mais celeridade se dá ao processo de inclusão dos dados no sistema. Isto tudo é importante para dar transparência aos gastos do governo com os imóveis da Unão”, esclareceu.

Juntamente com Jáder, estiveram esclarecendo as dúvidas dos membros do Fordap, os servidores do Ministério do Planejamento no Estado do Pará, o Analista de Planejamento e Orçamento, Sérgio Alessandro da Silva Rocha e Administradora da Secretaria de Patrimônio da União Maria Ivette Pinto Mello.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria