Página inicial > Últimas Notícias > IFRO oferta formação inicial e continuada para conselheiros tutelares e de direitos da Amazônia Legal

• Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 19h15
  • Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 19h15

Escola de Conselhos do IFRO oferta formação inicial e continuada para conselheiros tutelares e de direitos da Amazônia Legal

Expectativa é capacitar cerca de 4.500 conselheiros tutelares e de direitos da região norte, além dos estados do Mato Grosso e Maranhão

Conselheiros Tutelares e integrantes dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região norte, além dos estados do Mato Grosso e Maranhão, podem se inscrever até o dia 04 de novembro de 2018 no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecido pela “Escola de Conselhos do IFRO”. O projeto é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Acesse o Edital AQUI.

A expectativa é de que sejam capacitados 4.500 conselheiros tutelares e de direitos em todos os estados da Amazônia Legal, além de suplentes e integrantes dos respectivos Conselhos. “Nosso objetivo é fortalecer e valorizar o trabalho desses atores, que exercem um importante papel no atendimento de meninos e meninas em situação vulnerável e na formulação e acompanhamento das políticas públicas da infância e adolescência nos territórios”, afirmou o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

A proposta consiste na oferta de um curso FIC de 200 horas, na modalidade semipresencial. As aulas acontecerão uma vez por mês e serão transmitidas ao vivo, via satélite por meio de teleaulas, para os polos de apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA).

O curso tem previsão de início em novembro de 2018 e será ministrado de acordo com as diretrizes e orientações gerais propostas pelo MDH, abordando os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Gênese, histórico e fundamentos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: O Ético, o Político e o Técnico; as Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.

O acesso dos conselheiros ao curso será feito por meio de inscrição realizada em formulário eletrônico disponível no portal do IFPA  e mediante apresentação de documentos pessoais e de escolaridade. O IFPA terá seis pólos, somando um total de 600 vagas.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição on line, disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5o3SJ_MVcINoVOpf1bUy1pzV0DtO-4GB7Hug-n3-PByWHng/viewform.

Seleção de Tutores

Estão abertas até o dia 21 de outubro as inscrições para a seleção de profissionais para atuarem como tutores no Curso de Formação Continuada para Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, na Amazônia Legal, no ciclo de 2018 a 2019.  Poderão se inscrever como candidatos a tutores, servidores dos Institutos Federais parceiros nesta oferta e profissionais externos.

Para mais informações acesse o Edital AQUI.

Saiba mais sobre a Escolha de Conselhos do IFRO no seguinte link: https://bit.ly/2J4IvLi

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos (MDH)