Página inicial > Últimas Notícias > Começa a X Reunião dos Diretores de Ensino do IFPA

Começa a X Reunião dos Diretores de Ensino do IFPA

• Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 17h43
  • Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 17h43

Teve início, na manhã de hoje, a X Reunião dos Diretores de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Durante três dias, o encontro vai reunir diretores e representantes dos campi do Instituto, a fim de avançar nas políticas educacionais e alinhar entendimentos e práticas dos dirigentes do ensino. A reunião segue até o dia 24 e a programação se divide entre o Auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (CTEAD) do IFPA e o Campus Ananindeua.

“É nossa última reunião do ano, é uma reunião muito importante pra alinhar ações que estão acontecendo ainda agora e as que vão acontecer logo no início do ano. É um momento muito importante, nós vamos ter dois dias e meio de reunião, temos muito o que tratar e espero que sejam dois dias bastante produtivos, como é sempre, e que seja um momento de renovarmos as nossas forças, trocarmos ideias, ajudarmos também um ao outro, que sempre as nossas reuniões tem esse papel”, conta a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro.

Essa é a décima Reunião dos Diretores de Ensino realizada esse ano, para o Reitor, Cláudio Alex da Rocha, a freqüência das reuniões é muito importante para manter o ritmo e avançar cada vez mais. “A gente chega ao final de 2018 com dez reuniões de diretores, o mais importante é que a gente tem mantido essa nossa motivação para estruturarmos as nossas ações do ensino, formularmos os nossos regulamentos e as nossas normativas e principalmente as nossas políticas”, explica o Reitor.

A primeira pauta da manhã foi o ensino médio integrado, discutiu-se o mapa das ações e os Documentos Norteadores da Rede e Seminário Nacional para o 5° itinerário. Após um intervalo, foram apresentadas as novas instruções normativas: projeto integrador/prática profissional. No que diz respeito à Assistência Estudantil, falou-se sobre os novos procedimentos para 2019 e ações até dezembro de 2018.

A programação ainda vai trazer pautas referentes à Curricularização e Monitoria, ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), à Residência Pedagógica, ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e ao Processo Seletivo Unificado. Para o Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação do Campus Ananindeua, Lair Meneses, trata-se de um momento muito oportuno. “A gente agradece à Proen por planejar esses momentos tão fundamentais de troca de experiências e alinhamento de políticas e de confraternização também”, afirma.

O Diretor de Ensino do Campus Óbidos, Paulo Ivan de Andrade, está participando da reunião pela primeira vez e também está com boas expectativas. “É um prazer poder estar aqui conhecendo praticamente toda a equipe, que eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer e também estar aqui, participando, aprendendo e discutindo, conhecendo os colegas e as diferentes realidades de cada campus, certamente acredito que vamos poder trocar muitas experiências e conhecimentos”, conta o Diretor.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria