Página inicial > Últimas Notícias > Tem início Fórum dos Gestores de Extensão do IFPA

Tem início Fórum dos Gestores de Extensão do IFPA

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 17h00
  • Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 17h04

Planejar, avaliar e aprimorar as práticas de gestão no desenvolvimento das ações extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), esse é o objetivo do Fórum dos Gestores de Extensão, que teve início na manhã de hoje (08), no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD). Representantes de 15 campi estiveram presentes nesse primeiro dia de programação, quem não está presencialmente no evento pode acompanhar tudo através da transmissão online.

A mesa de abertura do Fórum foi composta pelo Reitor substituto, André Moacir Miranda, pelo Pró-Reitor Extensão, Fabrício Alho, pela Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro e pela Pró-Reitora Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ana Paula Palheta. Durante a solenidade de abertura eles destacaram a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o valor do evento para ações futuras. “Serão dois dias muito proveitosos, de muita relevância institucional, existem muitos desafios a serem cumpridos, 2019 será um ano de muitos desafios, desafios esses que vão envolver a toda a instituição, o tripé institucional e a gestão superior”, afirmou o Fabrício Alho.

“Antigamente a nossa formação acadêmica se resumia aos conteúdos de sala de aula e a extensão traz essa oportunidade da comunidade acadêmica compartilhar aqueles conhecimentos ainda durante a sua formação. Ela oportuniza que os alunos coloquem em prática aquilo que eles aprenderam em sala de aula o mais rápido possível e tem uma questão fundamental, que é cumprir a nossa função social”, destacou André Moacir Miranda.

Após a mesa de abertura, Fabrício Alho falou sobre a extensão no IFPA, traçando um cenário desse importante pilar da instituição. O Pró-Reitor destacou o papel da extensão na formação de profissionais cidadãos e líderes. Ele também falou brevemente das atividades que têm sido desenvolvidas, como a visita aos campi, para institucionalização da extensão, além dos cursos ofertados, acordos firmados, vagas de estágio e normativas, fatores que apresentaram crescimento entre 2015 e 2018. Por fim, citou alguns objetivos e metas para 2019.

Ainda pela manhã, o Coordenador de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Renato Silva, falou sobre o módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Pela parte da tarde a pauta vai ser a internacionalização do Currículo e amanhã serão tratados outros assuntos, como o Observatório do Mundo do Trabalho, o acompanhamento de egressos e o Empreendedorismo, dentre outros.

Veja mais fotos. CLIQUE AQUI

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria